Vereadora denuncia omissão de atendimento médico

por vca — publicado 24/06/2015 14h00, última modificação 11/03/2016 09h08
24/06/2015

Na reunião da terça-feira (23), a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB), leu uma carta enviada à ela que denuncia um caso de omissão de atendimento médico no Hospital São Sebastião. O relato foi sobre o caso da paciente Terezinha Oliveira Leite.

De acordo com a situação descrita pelo filho de Terezinha, Márcio de Oliveira Leite, a senhora de 86 anos, que possui mal de Alzheimer e Parkinson em estado avançado, deveria ter sido submetida à uma intervenção cirúrgica no dia 16, deste mês. Entretanto, a autorização de internação para o procedimento não foi realizada no horário marcado.

Segundo a carta, Terezinha e seus familiares permaneceram no hospital por mais de 8 horas aguardando o respaldo de algum médico para dar entrada da paciente. Por causa da saúde debilitada e do longo tempo de espera, a senhora teve algumas complicações como febre, inchaço dos membros inferiores e suspeita de infecção urinária. Além disso, não foi fornecida alimentação para a paciente.

Márcio de Oliveira afirmou que acionou a Polícia Militar por telefone, mas não foi possível ser atendido no local, por não ter viatura disponível no momento. Visto a situação, os filhos de Terezinha resolveram retornar para casa. No dia seguinte, os familiares levaram a paciente ao Hospital São João Batista, onde um médico atendeu e autorizou a internação.

“Eu fiquei indignada, esse tratamento não deve ser feito com a dona Terezinha e com nenhum outro cidadão. Nós pagamos nossos impostos e devemos ser atendimentos com respeito, com dignidade”, salientou a Vereadora. Maura endossou a necessidade de se investigar com seriedade este caso.

Após o conhecimento deste relato, a Vereadora Maura solicitou, por meio do Requerimento de nº 025/2015, a criação de uma Comissão Especial para investigar a denúncia dentro do Poder Legislativo. Além disso, o Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa, Tenente Coronel José de Anchieta Machado, esteve presente na reunião e solicitou uma cópia da carta, que foi entregue a ele imediatamente.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela