Vereadores representam Viçosa na Marcha a Brasília

por vca — publicado 03/06/2015 12h55, última modificação 11/03/2016 09h08
03/06/2015

Os vereadores Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) e Lidson Lehner (PR) representaram a cidade de Viçosa na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A marcha teve como tema o “Pacto Federativo: Esperança de vida aos municípios”, o evento é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios.

De acordo com os vereadores, entre as principais pautas estavam a reorganização da distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a nova divisão dos royalties de gás e petróleo e a representação dos municípios no Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). No uso da tribuna, o Vereador Geraldinho destacou que “também ficaram estabelecidas ações a serem realizadas a nível municipal em relação ao plano de mobilidade urbana e da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Segundo o Vereador Lidson, um dos ganhos da marcha foi o aumento no repasse do FPM. “Este é o terceiro ano consecutivo que participo da Marcha. Conseguimos por meio de duas Propostas de Emendas à Constituição (PEC), apresentadas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, que o aumento no Fundo de Participação dos Municípios fosse de 1% até julho de 2016”, informa. Este aumento vai trazer aos cofres municipais mais de R$ 1,6 milhão, metade do repasse deve ser feito até julho deste ano.

Os vereadores frisaram a importância de ir até Brasília para fortalecer o movimento municipalista. Para eles, é preciso debater ações tomadas pela União que vão implicar nas cidades. De acordo com os vereadores, nas “arenas temáticas” do evento a troca de informações e conhecimento sobre a realidade de outros municípios é intensa. O Poder Executivo Municipal também esteve representado pelo Prefeito Ângelo Chequer e pelo Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan.

Texto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi