Vereadores reúnem com moradores do bairro Silvestre

por vca — publicado 23/06/2015 12h13, última modificação 11/03/2016 09h08
23/06/2015

Na segunda-feira (22), os Vereadores Geraldo Deudesdit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) e Maura Fontenelle (PSDB) realizaram reunião juntamente com moradores do bairro Silvestre, representantes da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) e da Polícia Militar (PM) para discutir os problemas de perturbação ao sossego no bairro.

Segundo Geraldinho, a demanda da reunião surgiu “quando um morador solicitou uma conversa com os Poderes Legislativo e Executivo, além da PM para debater a atual situação do bairro, visando buscar soluções para o problema”, informou. De acordo com o Vereador, várias ações foram estabelecidas, como “a presença ativa da Polícia Militar nas imediações da região, maior fiscalização dos eventos por parte do Executivo e operacionalização do trânsito em sentido único próximo aos estabelecimentos, por meio do trabalho do Departamento de Trânsito da PM”, completou.

Além dos Vereadores, estavam presentes o Comandante da 10ª Companhia da Polícia Militar Independente de Viçosa, Tenente Coronel José de Anchieta Machado; o Chefe do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Osny José Magalhães; a Chefe do Departamento de Fiscalização, Alessandra de Souza Cassemiro; também representando a Polícia Militar, o Tenente Marcelo Samarino e a Sargento Ivone; e os moradores do Silvestre, Jaime Silvério, José Paulino Alves e José da Silva.

Entre as principais reivindicações dos representantes do Silvestre, estavam as reclamações sobre o barulho provocado pelas pessoas que saem das festas. Além disso, os moradores também reclamaram do trânsito tumultuado, e com situações agravantes de motoristas alcoolizados, em dia de grandes eventos. Na reunião, os representantes pediram que medidas concretas fossem tomadas o mais rápido possível.

Para o Ten Cel Machado o município ainda possui muitas falhas e que precisam ser ajustadas. “Temos que começar a corrigir os desvios do município, e os locais inadequados para os eventos fazem parte”, salienta.

De acordo com a Chefe da Fiscalização, a PMV sempre deu mais atenção aos eventos de grande porte. Alessandra ainda destacou que denúncias sobre o barulho e perturbações de outras ordens, no Silvestre, não chegaram ao departamento. Ela frisou também a importância da comunidade entrar em contato com o Poder Executivo para que o trabalho possa ser estabelecido de modo mais efetivo e em parceria com os moradores.

Uma das propostas de Alessandra é a representação dos moradores em reuniões sobre a autorização das festas em estabelecimentos do bairro. Entretanto, ela informou que a autorização só é exigida quando a festa não é promovida pelo próprio dono do estabelecimento. José de Anchieta, também acha importante que o bairro tenha um representante legítimo, para levar ao Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público e na própria PM, as reivindicações e denúncias dos moradores em relação ao incômodo provocado pelos eventos.

A fim de sanar o problema com os grandes eventos no bairro Silvestre, foi levantada a possibilidade de utilização e a concessão para a Prefeitura do Parque de Exposições, espaço da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para a promoção dos eventos, visto que o local não está em uma área residencial. A Vereadora Maura sugeriu que uma comissão, com representantes do Legislativo, Executivo e PM fosse composta para o diálogo com a UFV.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi