Delegacia Regional volta a ser pauta no Legislativo

por vca — publicado 08/07/2015 11h34, última modificação 11/03/2016 09h08
08/07/2015

Na reunião da terça-feira (07), foi pautada, novamente, a discussão sobre a implantação da Delegacia Regional de Polícia Civil no município de Viçosa. A discussão retornou a Câmara Municipal de Viçosa devido a leitura do ofício da Chefia da Polícia Civil encaminhado, primeiramente, ao Prefeito Ângelo Chequer, formalizando a inviabilidade da ação.

O ofício encaminhado à Prefeitura Municipal de Viçosa responde a um documento expedido pelo Prefeito para o Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, o Delegado Geral Wanderson Gomes da Silva, no dia 13 de março. De acordo com a resposta, no momento não será possível a viabilização da Delegacia na cidade de Viçosa, apesar de reconhecer a necessidade e a importância econômica e sócio-cultural da cidade. Segundo Wanderson, a criação do órgão implica em diversas questões legais, de corpo técnico e infraestrutura que a Polícia Civil não pode se comprometer por enquanto, entretanto, ele salienta que a reivindicação foi registrada e assim que possível a Instituição levará a demanda adiante.

A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), Presidente da Casa Legislativa, relembrou a visita feita pelos Vereadores Edenilson José Oliveira (PMDB), Geraldo Deudedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC), Lidson Lehner (PR) e Sávio José (PT) à Cidade Administrativa, onde o assunto foi justamente essa implantação. Além disso, Marilange recordou das três reuniões que ela participou, também na Cidade Administrativa, sobre o mesmo assunto há três meses, na ocasião o Secretário de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos, firmou o compromisso de criação da delegacia.

“A Cidade Administrativa está com um problema sério de comunicação, já que há três meses me foi garantido essa instalação. Agora, a Polícia Civil envia o documento ao Prefeito deixando muito claro que não vão instalar a Delegacia Regional, enquanto o Secretário de Defesa Social afirmou para a comitiva que foi recentemente à Cidade Administrativa que vai instalar sim. O que mais me preocupa é essa sensação de instabilidade”, completa Marilange.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), também acredita que o Governo do Estado de Minas não possui uma boa comunicação interna e que os acordos estão sendo feitos de modo desarticulado. “Não estou entendendo quem tem a autoridade sobre a Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS). É o Secretário ou o Chefe da Polícia Civil?! O Governo precisa estruturar melhor a Polícia Civil, para que o serviço seja desempenhado com eficácia”, salientou.

De acordo com o Vereador Sávio, na reunião realizada com o Secretário Bernardo e com o Delegado Geral Wanderson, a reivindicação foi ouvida e eles reconheceram a importância da criação da Delegacia Regional em Viçosa, entretanto, ninguém firmou o compromisso de efetivar essa criação. O que os representantes do Governo do Estado firmaram foi que o caso seria estudado levando em conta as condições atuais do Governo. “Só não entendi porque o ofício demorou tanto a ser encaminhado à Casa Legislativa, sendo que foi encaminhado ao Prefeito no dia 22 de maio. Apesar da resposta negativa, creio que enquanto houver diálogo com o Governo Estadual, devemos insistir nas demandas do município”, destacou o Vereador.

Texto: Fernando Cézar

Fotos: Anna Gabriela Motta