Vereador denuncia falta de ética do profissional do Mais Médicos

por CamaraMunicipal — publicado 01/07/2015 17h28, última modificação 11/03/2016 09h08
01/07/2015

Na reunião da terça-feira (30), o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Secretário da Mesa Diretora, por meio da Indicação 342/2015, solicitou ao Poder Executivo a troca de um médico que atende no Posto do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Santa Clara. De acordo com o Vereador, o médico possui postura profissional inadequada.

Segundo o Vereador, o médico é cubano e foi contratado pelo “Mais Médicos”, programa do Governo Federal. Helder revelou que o profissional, que atua como clínico geral, não desenvolve o seu trabalho de modo ético e com seriedade. De acordo com reclamações ouvidas pelo Vereador, o médico tem um tratamento rude com seus pacientes, além disso, a consulta é feita sem obedecer aos procedimentos de praxe, como a verificação do prontuário e do histórico médico dos atendidos.

Helder também pontuou a falta de cumprimento do horário estabelecido. De acordo com o Vereador, os usuários do PSF do Santa Clara alegaram que “o médico chega tarde e sempre sai mais cedo”. As consultas são muito breves, impossibilitando uma análise minuciosa de cada caso. Segundo as reclamações, o médico chega a atender 15 pessoas em apenas 1 hora.

“Quando o Governo Federal deu início ao programa eu até apoiei e defendi esta causa. Mas hoje eu tenho dúvidas. Não sei nos demais bairros, mas infelizmente os médicos que vieram para Viçosa, pelo Mais Médicos, não estão sendo suficientes para atender a demanda do município. Nós necessitamos sim dos médicos, mas desde que eles nos tratem com dignidade e respeito”, afirmou o Vereador.

A Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), delegou o relator da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Viçosa, o Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) para uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Norfino, para discutir essa questão, além de realizar uma visita ao PSF. Geraldinho agradeceu a indicação, mas ele crê que este problema não é do programa e sim do profissional que não está desempenhando sua função corretamente.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela Motta