Vereadora discute sobre Fóruns Regionais de Desenvolvimento

por vca — publicado 08/07/2015 12h35, última modificação 11/03/2016 09h08
08/07/2015

A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, durante a reunião da terça-feira (07), abordou a divisão de Minas Gerais, feita pelo Governo do Estado para os Fóruns Regionais de Desenvolvimento. Para a Vereadora essa divisão precisa ganhar ampla discussão.

O projeto do Governo Estadual tem o objetivo de incluir a população nas tomadas de decisões nas ações governamentais, desde a elaboração de políticas públicas para cada região, passando pela execução, monitoramento e avaliação da aplicação de tais políticas, por meio de fóruns regionais. Foram definidos 17 “Territórios de Desenvolvimento”, que são áreas criadas pela atual Administração a partir de critérios socioeconômicos e geográficos.

De acordo com a Vereadora Marilange, Viçosa está inserida no território de desenvolvimento do Caparaó e é um dos polos deste território, juntamente com Ponte Nova e Manhuaçu. Entretanto, a Vereadora apontou que o Governo de Minas não convidou os munícipes para participar do lançamento dos Fóruns e não deu abertura para a discussão da nova divisão do estado. Além disso, ela apontou que ainda não há uma agenda marcada para o Fórum Regional do Caparaó.

Para Marilange, essa divisão não foi tão criteriosa. E acrescenta: “Viçosa pode, em breve, ter perdas no que tange as ações estaduais na cidade. “Se ficarmos ligados somente com Ponte Nova e Manhuaçu poderemos perder em decisões importantes, devido o poder das duas cidades, visto que a extensão territorial e a população delas são bem maiores que a de Viçosa”, destaca.

Marilange ainda salienta que a divisão pode se tornar a nova divisão política de Minas Gerais. “Em visita à Cidade Administrativa ouvi rumores que a intenção será de transformar a divisão de desenvolvimento na divisão política do estado. Assim também há a perda da identidade. Nós somos Zona da Mata, e temos as características da região da Zona da Mata. Tomara que a divisão fique apenas no âmbito dos Fóruns Regionais, mas de qualquer forma temos que lutar para que Viçosa seja inclusa no Território de Desenvolvimento Zona da Mata, o qual é mais pertinente para a realidade da nossa cidade”, completou.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela Motta