Gastos com festas do município voltam a ser pauta na Câmara

por vca — publicado 17/09/2015 09h53, última modificação 11/03/2016 09h08
17/09/2015

Desta vez levantado por usuário da Tribuna Livre, os gastos com festas populares na cidade de Viçosa voltaram a ser discutidos na Câmara na reunião da terça-feira (15). De acordo com o ocupante da tribuna, o ex-Vereador José de Arimathéia Silveira Marques, fazer festas como carnaval é manter a cultura e a tradição do povo da cidade. Durante a discussão houve manifestação de cidadãos no Plenário.

“Este ano tivemos um carnaval belíssimo, como há algum tempo não víamos aqui em Viçosa. A cidade tem um histórico importante nesta tradição popular, já tivemos diversos blocos, escolas de samba e desfiles. Fiquei muito triste quando vi algumas reclamações falando sobre o gasto com o evento. Nosso povo já tem sofrido tanto e ainda querem acabar com os momentos benéficos de lazer”, disse Arimathéia.

O Vereador Professor Idelmino Ronivon da Silva (PCdoB) informou que a questão não é acabar com eventos populares, mas sim ter menos gastos com os mesmos e estabelecer prioridades para a cidade. “Creio que deva ocorrer sim essas festas, mas só no carnaval deste ano foram investidos cerca de R$450 mil, enquanto tem gente sofrendo por falta de procedimentos médicos, por exemplo. A infraestrutura de muitas escolas municipais está precária, o Complexo Esportivo Municipal (antiga AEV) está totalmente sucateado. Peço ao Poder Executivo que tenha mais sensibilidade ao gastar o dinheiro público”, destacou. Durante a sua fala, o Vereador pediu à assessoria que fizesse o registro e que fosse dada ampla divulgação à manifestação.

Já a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) ponderou no sentido de que as festas populares devem ocorrer porque elas atendem todas as camadas da sociedade de Viçosa. “O povo precisa de saúde, mas precisa de lazer também. O Executivo tem trabalhado bastante, tem feito melhorias e as festas estão acontecendo”, ressaltou.

Em relação as manifestações, o Vereador Sávio José (PT) destacou que essas são sempre válidas. “Minha opinião sobre as verbas do carnaval e outras festas não é a mesma do Vereador Idelmino, mas quero aqui reforçar que quem acompanha o trabalho dele sabe que o compromisso do Vereador é com a população e com os mais carentes”, completou.

Para o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), o Prefeito tem desempenhado bem a sua função e tem usado a criatividade para driblar os cortes orçamentários. “O Executivo está trabalhando. Pergunte aos moradores de Nova Viçosa, Barrinha e outros locais onde a Prefeitura Itinerante já passou, se as prioridades não estão sendo atendidas”. Sobre o Complexo Esportivo Municipal, o líder do Prefeito na Casa Legislativa informou que “já foi licitada a compra de materiais para a reforma do piso e a reforma do teto está sendo planejada”.  Ele ainda destacou que “todo o dinheiro gasto no carnaval e demais festas estavam previstos no orçamento e tudo obedeceu aos trâmites burocráticos exigidos”.

A Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), Presidente da Casa Legislativa, pontuou afirmando que o Executivo sabe da sua situação orçamentária e de suas prioridades. “Como gestor público, creio que o Prefeito Ângelo Chequer sabe onde o sapato dele aperta e eu vejo o lazer como componente da saúde também. O Complexo Esportivo Municipal é sucateado desde que era de responsabilidade do Governo Estadual e está cada vez pior”.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Assessoria de Comunicação da CMV