Vereador discutem sobre festas em Viçosa

por vca — publicado 09/09/2015 13h09, última modificação 11/03/2016 09h08
09/09/2015

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (08), os Parlamentares debateram sobre a questão das festas no Município de Viçosa. O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) abordou a prestação de contas referente ao Carnaval deste ano. Já a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) abriu a discussão sobre uma festa de grande porte que aconteceu durante o fim de semana.

Ao ocupar a Tribuna, o Vereador Idelmino falou sobre a necessidade de prestação de contas por parte da Prefeitura Municipal dos gastos com as festividades do Carnaval. Segundo ele, alguns documentos ainda estão pendentes e, por este motivo, o Vereador solicitou, por meio da Indicação n° 487, empenhos e notas ficais pendentes a respeito do Carnaval 2015. O Vereador fez também a Indicação n° 474, solicitando ao Executivo a cópia do relatório constando o número de pessoas contratadas junto à empresa especializada em serviços de segurança no período do Carnaval. “Não estou criticando as festas de carnaval, mas acho que não podemos fazer festa quando o dinheiro está curto. Pra mim a prioridade maior é a vida do cidadão, é a saúde do povo. Gostaria que o Chefe do Executivo olhasse melhor sobre os gastos com a festividade uma vez que está faltando o amparo social, principalmente na saúde”, disse Idelmino.

A Vereadora Maura reforçou a necessidade de prestação de contas, salientando, porém, que ela deve ser feita também em instâncias superiores, como no Governo Estadual e Federal, buscando o combate a corrupção. O Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR) concordou com o Professor Idelmino, mas destacou que a verba vem com um destino específico, e que “não estão tirando da saúde e nem da educação”.

Também falou sobre este tema o Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC), que parabenizou o Professor Idelmino pela fala e pediu mais sensibilidade por parte do Executivo.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), líder do Prefeito na Casa, relembrou que na época do Carnaval o Prefeito Ângelo Chequer e o Secretário de Governo Luciano Piovesan vieram até a Câmara para falar sobre o processo, informando que a festa foi feita com parceira público-privado e que licitações foram feitas em todos os serviços. O Vereador falou ainda que a “festa em comemoração ao aniversário da cidade está chegando e o processo também será feito de forma transparente”. O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) reforçou o pedido da documentação solicitada pelo Vereador Idelmino, para que esta situação seja resolvida o mais rápido possível.

O outro assunto que também foi abordado relacionado a festas foi abordado pela Vereadora Maura Fontenelle. Segundo a Vereadora, durante o fim de semana uma festa de grande porte aconteceu no bairro Silvestre e os moradores do local fizeram reclamações sobre a conduta dos participantes ao fim do evento.

O Vereador Sávio José (PT) falou da importância de uma estrutura específica para festas de grande porte, tanto por parte dos organizadores quanto da Prefeitura. “Foi realizada uma reunião para discutir como seria feito esse evento, quais seriam os impactos no dia-a-dia da cidade. Existe sim uma preocupação da organização para que as coisas sejam feitas da melhor forma possível”, destacou o Vereador. Sávio citou uma série de denúncias do crime de assédio sexual durante a festa, principalmente contra mulheres, salientando que “isto é uma expressão mais clara do machismo, de tratar a mulher como objeto”, e que isso também é responsabilidade dos organizadores devido à necessidade de um grande aparato de segurança durante a festa. Fora da festa também foram apontados problemas, como o transporte público, que ficam extremamente lotados nestas situações, e a questão do consumo excessivo de álcool e drogas. “Fora da festa a responsabilidade também é da Prefeitura. O Município precisa colocar mais fiscalização, mais Policiais Militares, e isso pode ser custeado com os impostos gerados com estes eventos de grande porte”, concluiu Sávio.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Assessoria de Comunicação