Câmara recebe Executivo e SAAE para esclarecimentos sobre a crise hídrica

por vca — publicado 28/10/2015 13h46, última modificação 11/03/2016 09h08
28/10/2015

O Prefeito Municipal Ângelo Chequer, juntamente com o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan e Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rodrigo Bicalho, estiveram presentes na reunião da terça-feira (27) para falar sobre a crise hídrica do município e questões administrativas do SAAE. Os três foram convidados por meio do Requerimento de nº 047/2015, de autoria da Presidente da Casa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV).

De acordo com o Prefeito, “o processo licitatório de ampliação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2) já está sendo encaminhado, com a previsão de orçamento de R$ 2,5 milhões. Além disso, foi feito um acordo com autoridades da Bacia do Rio Doce para a captação de recursos financeiros com o objetivo de construir a interligação entre a ETA 2 e a ETA 1 e para a construção da ETA 3. O recurso no total é em torno de R$ 1 milhão. Ainda estaremos buscando recursos junto ao Governo Federal e Estadual para melhorar a infraestrutura do nosso sistema de captação hídrica”.

O Secretário de Governo, Luciano Piovesan, salientou que Viçosa esteve perto de um colapso no fornecimento de água. “Fizemos uma reunião em caráter de urgência com o SAAE para estabelecermos medidas, visando a redução de consumo de água. Deste modo, foi elaborado o Decreto 4.891/2015. Portanto, estamos agora muito focados na fiscalização em relação ao desperdício, em parceria com o Executivo e SAAE está a Polícia Militar, que ofereceu reforços à essa questão. Também estamos nos reunindo duas vezes por semana com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), já que ela também capta água do ribeirão São Bartolomeu. Contudo, a vazão do reservatório da ETA 1 está maior do que a entrada de água no mesmo”, destacou.

Para o Diretor Presidente do SAAE, Rodrigo Bicalho, “esta crise não é só do SAAE, esta é de todos nós. Estamos trabalhando com empenho para que ações de curto, médio e longo prazo sejam tomadas. Além da melhoria de infraestrutura nós estamos pensando também na conscientização da população e na preservação ambiental. Temos diversos pontos críticos que devem ser melhorados, como o fornecimento de água no Bairro Santa Clara e as condições da rede na comunidade da Violeira”.

O Vereador Carlitos Alves dos Santos (PDT), Vice-presidente da Casa, ponderou que o SAAE foi negligente por muitos anos sobre as águas do município. Carlitos também criticou a UFV que utiliza 26% da água da cidade e não oferece uma boa contrapartida. Já o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) afirmou que a crise hídrica perpassa também em uma crise na administração da própria autarquia.

Para o Vereador Alexandre Valente Valente Araújo (PSD), o racionamento da UFV não está sendo eficaz, uma vez que abrange um horário que a universidade não possui muitas atividades. Um dos pontos destacados pelo Vereador Sávio José (PT) foi sobre a especulação imobiliária em Viçosa, que aumenta exageradamente o consumo de água potável.

Ainda sobre a UFV, o Vereador Lidson Lehner (PR) questionou se “não há a possibilidade da instituição pagar ao SAAE o transporte de resíduos sólidos e a coleta e tratamento de esgoto, uma vez que a autarquia necessita de recursos e a UFV não dá nenhuma contrapartida”.

O Prefeito respondeu que “isso está sendo conversado com a Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, e que esta discussão é extremamente pertinente já que implica no aumento de gastos do SAAE. Sobre a taxa de esgoto, a autarquia emitiu uma fatura de R$170 mil reais para a UFV”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) também pontuou o consumo de água potável pela construção civil. “Gostaria de saber como o Executivo avalia essa expansão urbana e o fornecimento de água em Viçosa?”. O Prefeito informou que foi implantada a Comissão de Gestão da crise hídrica e que nela serão estudadas as possíveis alternativas de uso da água para a construção civil, “além disso, será realizada uma reunião com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Viçosa (SINTICOMV), para que eles também possam nos mostrar alternativas”.

Já o Verador Edenilson José Oliveira (PMDB) questionou sobre o esgoto a céu aberto na ETA 2, localizada na Violeira, “o que o Executivo e o SAAE estão fazendo perante esta situação?”. Rodrigo Bicalho destacou que a autarquia está buscando a outorga para poder fazer a limpeza dos córregos que estão entupidos, e que esta é uma das prioridades no momento. “Pretende-se ter esse serviço de limpeza realizado até o final da próxima semana”. A Presidente da Casa, Vereadora Marilange salientou que a Câmara fez um encaminhamento ao SAAE e à Prefeitura sobre esta questão.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi