Vereador e feirantes se reúnem com Prefeito

por vca — publicado 16/10/2015 12h02, última modificação 11/03/2016 09h08
16/10/2015

Cumprindo um dos papeis do Vereador, que é promover a interlocução entre o cidadão e o Poder Público, o Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR) pediu uma reunião na quinta-feira (15) com os feirantes e Executivo Municipal para tratar da obrigatoriedade do selo do serviço de inspeção em alimentos de origem animal para comercialização na feira de Viçosa. Para trazer explicações sobre o assunto estiveram presentes o Prefeito, Ângelo Chequer, o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan, e o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Marcos Fialho. A Vereadora Maria Heloísa Gomes (Heloísa da Policlínica) (PHS) também participou.

Para o Vereador João, é necessário auxiliar o pequeno produtor para que ele consiga trazer seu produto pra Viçosa e contribuir com a feira da cidade. “Trouxe ao executivo a solicitação dos feirantes para que possamos discutir junto ao Prefeito e ao Secretário”, disse João ao abrir a reunião.

Com base na Lei Federal n° 7889/89, para comercializar produtos de origem animal é necessário que haja previamente uma inspeção para garantir a qualidade do produto. Segundo o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento, existe o Serviço de Inspeção Municipal, Estadual, e Federal, e que este selo é necessário para comercializar em qualquer localidade. “Com a reorganização da feira, estamos emitindo alvará aos feirantes e solicitando o acompanhamento da vigilância sanitária. Além disso, é necessário cumprir a legislação até mesmo para garantir segurança do consumidor”, disse Marcos.

Durante a reunião foi explicado aos feirantes à necessidade de garantir o selo, e os procedimentos para solucionar a questão, já que esta exigência não é apenas em Viçosa. Marcos Fialho informou que por meio do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), esta sendo criado um selo intermunicipal. “Para os feirantes que não são de Viçosa e que não são consorciados ao CIMVALPI, é necessário o selo de inspeção estadual, para que possam atuar no município de Viçosa”, explicou. “Estamos a disposição para orientar e auxiliar, pois consideramos importantíssimos a presença dos produtores de outras cidades na nossa feira”, concluiu ele.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi