Vereadores visitam Mariana após rompimento de barragem

por vca — publicado 11/11/2015 11h48, última modificação 11/03/2016 09h08
11/11/2015

Após o rompimento da barragem de rejeitos no Distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) e o Vereador Marcos Nunes (PT) estiveram na cidade de Mariana na terça-feira (10). Eles visitaram o Presidente da Câmara de Mariana, Vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, e os representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A barragem de rejeitos da mineradora Samarco rompeu na tarde da quinta-feira (05), causando uma enxurrada de lama. Os Vereadores foram informados que os atingidos estão em hotéis e pousadas da cidade.

Vereadores visitam Mariana após rompimento de barragem 2

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (10), a Vereadora Marilange se pronunciou, falando da triste situação em que os moradores de Bento Rodrigues estão. “Nós só conseguimos ter uma real noção da situação indo até lá. A mídia e as redes sociais, mesmo que tentem, não conseguem passar o que está acontecendo naquela cidade. As pessoas perderam tudo, sua história, seus pertences e seus familiares”, declarou.

Para o Vereador Marcos Nunes, é necessário refletir sobre o modo de produção capitalista que, para ele, “é agressivo em sua forma de produzir riqueza e gera desastres exatamente como o que estamos vendo”. “Saímos de lá extremamente sensibilizados com a situação daquelas pessoas”, destacou o Vereador.

De acordo com os Vereadores, a preocupação com a barragem já era algo presente na vida da população do Distrito. Ainda que em momentos de descontração eles planejavam como seria se um dia acontecesse o rompimento. “De ímpeto, as pessoas subiram para o ponto mais alto da cidade, conhecido como morro do cemitério, e ali permaneceram durante a noite inteira”, disse Marilange. “Fica aqui meu respeito e solidariedade aquele povo que tanto está sofrendo neste momento. Que eles possam superar o trauma, encontrar um novo sentido pra vida e superar o vazio”, concluiu.

Vereadores visitam Mariana após rompimento de barragem 3

Texto: Anna Gabriela Motta