Programa Farmácia de Minas é tema de discussão na Reunião Ordinária

por vca — publicado 02/12/2015 11h45, última modificação 11/03/2016 09h08
02/12/2015

O Vereador Sávio José (PT), no uso da Palavra Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (01), trouxe ao plenário a discussão sobre a falta do repasse da verba do Programa Farmácia de Minas para a cidade. De acordo com o Vereador, este programa do Governo do Estado de Minas Gerais existe desde 2008, e Viçosa é contemplada com o mesmo desde o ano de 2012. Agora o programa está realizando a construção da sede das farmácias nos municípios contemplados.

O programa faz um repasse de verba de custeio, a cada quadrimestre, baseado no número de unidades da Farmácia de Minas que a cidade possui. “Nos anos de 2013 e 2014, Viçosa recebeu esse recurso financeiro, na ordem dos R$ 94 mil, porque a Secretaria Municipal de Saúde aderiu a um Termo de Compromisso junto ao Governo de Minas. Em 2015, recebemos apenas a verba do primeiro quadrimestre e, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, os demais repasses não foram feitos porque o Poder Executivo Municipal não enviou o Termo”, informou o Vereador. Sávio buscou esclarecimentos junto aos responsáveis pelo programa, e chegou a conclusão que “este ano o município deixou de receber R$ 53 mil da Farmácia de Minas. O dinheiro poderia ser aplicado para o pagamento de funcionários, compras de materiais de escritório e também nas compras de medicamentos”, salientou.

O Vereador Edenilson José (PMDB), membro da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, afirmou que ficou surpreso com a falta de preocupação da Administração Municipal em relação à Farmácia de Minas. “Temos um problema com a distribuição de medicamentos, e muito nos deixa indignado que o município deixa perder um recurso que poderia ser destinado para suprimir parte dessa falta de remédios. Quem mais sofre com isso é a população carente e espero que de alguma forma o Executivo possa disponibilizar o dinheiro para que essas pessoas tenham acesso aos medicamentos. É de direito nosso fazermos essa cobrança”, destacou o vereador.

Já o Vereador Geraldo Deusdedit (Geraldinho Violeira) (PSDC), membro da Comissão de Saúde e Assistência Social, salientou que “as farmacêuticas responsáveis pela Farmácia de Minas em Viçosa trabalham em dois setores, isso é proibido pelo Conselho Regional de Farmácia. Gostaria que o Executivo ficasse sabendo desta informação e, deste modo, as farmacêuticas ficassem disponíveis no seu setor de trabalho”.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi