Vereadores falam sobre situação do Centro de Especialidades Odontológicas

por vca — publicado 02/12/2015 11h18, última modificação 11/03/2016 09h08
02/11/2015

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (01) foi discutida a situação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Viçosa. O assunto foi abordado inicialmente pelo Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC), mas também foi debatido pelo Vereador Sávio José (PT) e Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B).

O Vereador Geraldinho explicou que o CEO é um local de atendimento de maior complexidade, como extração de siso, prótese dentária, canal e outros tratamentos bucais, além de atendimento a pessoas com necessidades especiais. “O Centro é uma referencia no município para esses procedimentos, e realiza quase dois mil atendimentos dentários”, apontou. O Vereador, no entanto, informou que alguns problemas estruturais vêm atrapalhando o atendimento ao cidadão, e destacou a falta de acessibilidade no local.

Segundo informações passadas ao Vereador Sávio José (PT), existe, por exemplo, problemas na parte elétrica, vazamento e com goteiras. “Uma usuária me informou que não poderia ser atendida, pois a rede elétrica não suportaria a quantidade de equipamentos que tem. De acordo com os funcionários, o problema lá é falta de estrutura”, salientou.

O Vereador Idelmino reforçou a necessidade de melhoria do CEO, pois ele atende diversos municípios, dentro do programa Brasil Sorridente. “O Município precisaria ter verificado isso com mais atenção. Sabemos que foi feito um investimento para reforma daquela estrutura, então era preciso ter verificado se a estrutura atenderia o Centro”, reforçou. Segundo informações passadas ao Vereador, existe a possibilidade de fechamento do CEO, o que, em caso de confirmação, poderia ocasionar o não atendimento das diversas pessoas que estão na fila de espera. O Vereador Sávio, sobre este fechamento, apontou que “caso isso aconteça vai refletir em todo o atendimento odontológico dos postos do Programa de Saúde da Família (PSFs), gerando uma sobrecarga”.

O Vereador Geraldinho informou que convidou a coordenadora do CEO para participar de uma reunião na segunda-feira para tratar do assunto, e convidou o Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Edenilson José (PMDB), e aos demais Vereadores, para participar da reunião e discutir o tema.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi