Câmara e UFV mobilizam escolas contra o Zika

por vca — publicado 16/02/2016 10h20, última modificação 11/03/2016 09h08
16/02/2016

Convidados pela Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), e pelo assessor especial da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Professor Diogo Tourino de Sousa, representantes das escolas da rede pública e da rede privada do Município se encontraram na manhã da terça-feira (16) no plenário da Casa Legislativa para planejar ações da mobilização Zika Zero. O primeiro grande ato acontecerá na sexta-feira (19), com uma caminhada em prol da causa. O vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) também participou da reunião.

Considerando o crescente número de pessoas atingidas pelas doenças Zika Vírus, Febre Chikungunya e a Dengue, todas provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou a Zika Zero. A ideia é fazer um trabalho de conscientização a partir das escolas de todo o Brasil, reunindo também as Universidades Federais e o Poder Público local.

Neste sentido, a Presidente da Câmara e o Professor Diogo apresentaram propostas aos diretores e representantes das escolas de Viçosa. De acordo com Diogo, “o objetivo é trabalhar buscando a eliminação mecânica dos criatórios, ou seja, não permitir que os mosquitos se proliferem”. Para isso, a ideia é que os estudantes recebem informações sobre o mosquito e as doenças relacionadas, e principalmente, como cada cidadão pode ajudar nesta luta. “Mais de 80% dos criatórios estão nas residências, então é necessário que cada um de nós se envolva”, salientou Diogo.

Câmara mobiliza escolas contra o Zika

Como encaminhamento, ficou agendada uma grande caminhada no município de Viçosa na sexta-feira. A atividade será iniciada com uma apresentação aos alunos, ministrada por equipes de trabalho lideradas por autoridades da UFV e do Poder Público viçosense: Reitoria e Pró-reitorias da UFV, Secretários Municipais e membros das Secretárias, Vereadores e funcionários da Câmara Municipal. Após este momento, cada uma das escolas percorrerá a região próxima a sua escola, fazendo um trabalho de conscientização e divulgação.

Durante o encontro alguns questionamentos foram feitos em relação as ações da Prefeitura junto ao Ribeirão São Bartolomeu e à capina de terrenos desocupados. “A Prefeitura está neste momento em reunião para listar suas ações, mas aqui estamos com representante do Executivo e da Defesa Civil para ouvir as demandas necessárias”, explicou a Presidente. Sobre os terrenos próximos as escolas, a Vereadora informou que “uma empresa terceirizada está trabalhando na capina de toda a cidade, e caberá ao Departamento de Urbanismo, Parques e Jardins apenas a manutenção. As escolas que passam por essa situação podem entrar em contato o quanto antes com o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Rodrigo Bicalho, e solicitar a capina”.

A Presidente da Câmara destacou a importância de unir forças no combate ao mosquito. “Nós precisamos sair deste caos em que nos encontramos. Estamos em uma situação calamitosa já em fevereiro, e é preciso ter em mente que a situação é mais grave entre os meses de fevereiro e maio”. Ainda na tarde desta terça será realizada uma reunião com os funcionários da Casa Legislativa para mobilização e convocação para a caminhada.

Texto e fotos: Anna Gabriela Motta