Comissão analisa a execução de Georreferenciamento no município
Os representantes da Comissão de Finanças e Orçamento Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) e o Vereador Sérgio Norfino Pinto (Dr Sérgio) (PSDB), estiveram em reunião, na tarde da quinta-feira (18), com o Secretário de Fazenda José Geraldo Santana. Em pauta, a possível execução do Georreferenciamento em Viçosa.
O Sistema de Georreferenciamento de atividades econômicas municipais propicia a gestão e o planejamento por meio do mapeamento mais efetivo dos patrimônios materiais da cidade. Um dos benefícios do projeto é uma arrecadação tributária mais condizente com a realidade.
O uso do georreferenciamento atende a responsabilidade fiscal promovendo o controle, a melhor arrecadação do tributo, a devida espacialização e a fácil localização de estabelecimentos. Assim, é possível atualizar as informações dos dados de controle fiscal da prefeitura e possibilitar uma analise mais transparente dos registros.
Segundo o Vereador Geraldão “A modernização da administração tributária irá atualizar a planta do IPTU, controlar e melhorar a arrecadação do tributo, mantendo a Gestão Tributaria sempre atualizada.”.
Com o objetivo de atender melhor a responsabilidade fiscal do município, o Georreferenciamento descreve o imóvel em todas as suas características e suas coordenadas. O trabalho do Georreferenciamento envolve, além do levantamento de dados, cálculos, análises documentais, imagens, projetos e desenhos, em acordo com a legislação federal, a atualização da situação de propriedades no cartório. O proprietário irá unificar e gerenciar de forma mais eficiente às informações da propriedade no que diz respeito, por exemplo, ao IPTU, Receita Federal e Cartório.
O projeto do executivo deve chegar a casa nas próximas semanas para a apreciação dos vereadores.
Texto e foto: Lidiany Duarte
Revisão: Mônica Bernardi