Vereador fala sobre reconstrução da ponte do Vale do Sol

por vca — publicado 03/02/2016 10h50, última modificação 11/03/2016 09h08
03/02/2016

O Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PDT), Vice-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, usou a tribuna durante a reunião Ordinária da terça-feira (02) para falar sobre o projeto de reconstrução da ponte do bairro Vale do Sol. Carlitos informou que o projeto foi encomendado por ele ao engenheiro Romeu Souza da Paixão, e que já foi finalizado e encaminhado à Prefeitura. O assunto teve ampla discussão entre os Parlamentares.

O problema começou em 2012, após fortes chuvas. Buscando soluções, a Câmara realizou no dia 24 de fevereiro de 2015 uma Audiência Pública pautando as pontes da região do Vale do Sol, Laranjal e Cidade Nova, que também foram danificadas. A Audiência foi presidida pelo Vereador Lidson Lehner (PR) e teve grande participação popular. Um dos encaminhamentos foi a nomeação de uma comissão presidida por Lidson e composta pelos Vereadores Alexandre Valente (Xandinho do Amoras) (PSD) e Sávio José (PT), que participaria tanto da apresentação do projeto à Comunidade, quanto da busca por recursos junto ao Governo do Estado. A comissão se reunião com a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (SETOP) no dia 9 de abril de 2015, quando ficou definido que a SETOP forneceria os tubos ármicos necessários para a obra, e a Prefeitura de Viçosa ficou responsável por elaborar o projeto e encaminhá-lo à Secretaria.

Na reunião Ordinária o Vereador Carlitos voltou com o assunto, apresentando fotos de como está o local atualmente. O Vereador informou que teve a iniciativa de solicitar ao Engenheiro Romeu Souza da Paixão que fizesse o projeto da ponte, buscando acelerar o processo. “No fim do ano de 2015 eu soube que o projeto ainda não tinha sido feito, então eu procurei um Engenheiro Civil pra fazer o projeto e ele me entregou ainda no ano passado. Como estávamos em recesso, me reuni com o Prefeito no início deste ano para entregar o projeto pronto, com planilha de custos”.

O Vereador Sávio também falou sobre o assunto, fazendo uma retomada dos acontecimentos do ano passado. “Em abril nós da Comissão conseguimos os tubos. Em dezembro tive a grata surpresa de que o Vereador Meio Kilo contratou um engenheiro para fazer o projeto. Mas fica aqui uma reflexão: desde fevereiro a Prefeitura poderia ter realizado este projeto, e nós talvez estivéssemos com a ponte pronta. O importante é resolver o problema, mas se isso fosse feito de forma mais ágil isso já poderia ter sido resolvido”, salientou Sávio.

O Vereador Lidson parabenizou o Vereador Carlitos pela iniciativa da contratação e confecção do projeto e desejou que “esta obra seja rápida, assim como o projeto foi, e eu a população consiga novamente ir e vir”.

Texto: Anna Gabriela Motta