Dia internacional da Pessoa com Síndrome de Down é destaque na reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 23/03/2016 09h25, última modificação 23/03/2016 09h26

O Dia Internacional da Pessoa com a Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, ganhou destaque na reunião Ordinária da terça-feira (22). Para celebrar a data, esteve presente na reunião e se pronunciou na tribuna, o psicólogo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Viçosa, Adriano de Souza e representando as pessoas com a Síndrome de Down, Alisson Ramos de Oliveira (Barão).

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. A data é comemorada mundialmente desde 2006, e foi escolhida porque se escreve 21/3 (ou 3-21), que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, pois todas as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam três cromossomos 21.

Estima-se que a incidência da Síndrome seja de um em cada 660 nascimentos, fazendo com que essa deficiência seja uma das mais comuns de nível genético. O Psicólogo da APAE declarou a importância dessa data: “Esse é um dia para a reflexão, para pensarmos o que fazemos pelas pessoas com deficiência, no caso de hoje, pelas pessoas com a Síndrome de Down”, declarou Adriano.

Adriano também salientou a importância social da pessoa com a Síndrome: “Na APAE buscamos o desenvolvimento integral da pessoa com a Síndrome de Down, para que eles possam ter autonomia, independência, capacidade de lutar pelos próprios direitos e de se representar socialmente, de falar por ele mesmo.”. Representando as pessoas com Síndrome de Down, Alisson usou a Tribuna Livre: “Estudei dois anos na APAE Rural e fiquei muito feliz, se Deus quiser vou continuar estudando, não vou parar.”.

Segundo a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV): “O desafio da inclusão social deve ser defendido por todos! O Barão é parceiro da Casa, é um prazer ter uma pessoa que se mostra independente, ativo e que participa de discussões políticas conosco. Fica aqui o meu respeito e de todos os vereadores por essa pessoa que é tão querida por nós.”.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta