Projeto de Visibilidade do Idoso é apresentado na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 16/03/2016 13h33, última modificação 16/03/2016 13h33
16/03/2016

Na reunião Ordinária da terça-feira (15), a convite do Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), por meio do Requerimento nº 004/2016, esteve presente a Professora de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Simone Caldas Tavares Mafra, que trouxe para a Casa Legislativa a proposta do Projeto de Visibilidade do Idoso em Viçosa.

O objetivo do Projeto é estudar os idosos do município, buscando entender como é envelhecer em Viçosa. Minas Gerais congrega a segunda maior população de idosos do Brasil, sendo Viçosa umas das cidades mais envelhecidas da Zona da Mata mineira, com 8.064 idosos. O desejo do projeto é saber onde estão esses idosos, entender como vivem e dar voz a eles. “Eles precisam ter voz, pois são cidadãos de direitos e deveres, eles sabem da importância que tem, estamos aqui para sermos parceiros deles.”, declarou a Professora Simone.

A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), parabenizou o projeto e declarou: “Em 2014 levamos um puxão de orelha quando o Parlamento Jovem (PJ) abordou o tema dos direitos dos idosos. Na época, o Conselho do Idoso estava parado, hoje é atuante, tendo como Presidente do Conselho Municipal do Idoso, o ex-Presidente da Casa Legislativa, Pedro Oliveira, que é muito zeloso com o seu trabalho.”.

Orgulhoso com o Projeto, o Vereador Paulinho Brasília salientou: “O Projeto é bonito e rico, tenho certeza que seremos idosos melhores no futuro quando o Projeto estiver pronto.”. Segundo Simone: “Nosso desejo como pesquisadores é ter o conhecimento, crescer com ele e que assim possamos transformar a sociedade, pois um conhecimento que não transforma a sociedade é um conhecimento esvaziado. Deixo o recado para que a sociedade Viçosense comece a olhar e refletir sobre essa realidade do processo de envelhecimento em Viçosa, podemos fazer algo pelo envelhecimento aqui, por isso pedimos que os Viçosenses dêem atenção para o nosso projeto.”.

Texto: Lidiany Duarte

Foto: Anna Gabriela Motta