Vereador participa do lançamento do Parlamento Jovem na ALMG

por Assessoria de Comunicação publicado 05/04/2016 19h55, última modificação 25/04/2016 08h30

O Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PDT), 2º Secretário da Mesa Diretora, participou, na segunda-feira (04), do lançamento do Parlamento Jovem de Minas 2016, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O projeto, que visa à formação política e a educação legislativa, é uma iniciativa da ALMG e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais  (PUC Minas), e desenvolvido com as Câmaras municipais. O tema da 13ª edição, que contará com a participação de 45 municípios, será a “Mobilidade Urbana”.

O Parlamento Jovem de Minas estimula a formação política e cidadã por meio de atividades que possibilitam a compreensão da organização dos Poderes, principalmente do Legislativo, além de despertar nos jovens o interesse pela agenda sociopolítica de seu município. O Projeto também propicia espaços para práticas democráticas, fazendo com que o jovem se perceba, pense e atue como cidadão. Segundo o Vereador Luis Eduardo: “O projeto é muito importante para a formação política dos jovens. Com a vivência do processo democrático, eles tomam consciência de seus direitos e deveres e, assim, são educados para a cidadania.”.

O Projeto é realizado desde 2004. As seis primeiras edições foram sediadas em Belo Horizonte, apenas com estudantes do ensino médio e superior da Capital. Em 2010, o programa foi estadualizado, por meio de parcerias com as Câmaras municipais. Em 2014, foi ampliado, com a inclusão de uma etapa regional, possibilitando a participação de um número maior de municípios.

Os assuntos são organizados em subtemas para os debates, em 2016 serão discutidos: “Mobilidade: participação e controle social”, “Trânsito e transporte” e “Mobilidade e estrutura”. Serão realizadas plenárias municipais e regionais para a discussão do tema e votação das propostas apresentadas. Até o fim de junho, as etapas municipais devem ser concluídas.

As sugestões selecionadas nos municípios serão avaliadas e priorizadas nos polos para chegar à plenária final, realizada na ALMG. O cronograma prevê a realização de etapas regionais entre junho e julho, e a plenária estadual de 24 a 26 de agosto. Dessa última etapa resultará um documento com propostas de ação para o poder público, que será apresentado à Comissão de Participação Popular para encaminhamentos. Na quarta-feira (6), começam as visitas da ALMG e da PUC Minas aos polos do Parlamento Jovem.

Viçosa, este ano, é a cidade polo da Zona da Mata II, que agrega os municípios de Paula Cândido, Ubá e Visconde do Rio Branco.

Texto: Lidiany Duarte

Foto e revisão: Mônica Bernardi