por Assessoria de Comunicação publicado 20/04/2016 10h40, última modificação 25/04/2016 08h19
20/04/2016

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (19) foi retomada a discussão sobre a situação em que se encontra a Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho. Representando os pais dos alunos do colégio, Flaviana de Freitas Damásio usou a Tribuna Livre para reivindicar melhorias na escola. Também estiveram presentes no plenário, em manifestação, cobrando uma solução imediata, os demais pais dos estudantes da escola. O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) usou a Tribuna para retomar a discussão.

A Escola, localizada no bairro Juscelino Kubitschec, sofre com problemas na estrutura física, que não comporta o número crescente de estudantes. Para solucionar o problema, até que a obra de ampliação das salas fosse realizada, foi alugado um imóvel ao lado da escola para abrigar as turmas da Educação Infantil (creche e pré-escola). Contudo, na última renovação de contrato, a dona do imóvel não aceitou o valor proposto e se recusou a assinar, além de fechar o imóvel impedindo o andamento das aulas. Como medida paliativa, foram construídas salas provisórias por meio de divisórias.

Durante a sua fala, Flaviana fez um desabafo: “Eu vim representar a escola que há anos vive em abandono total, eu já estudei e hoje meus filhos estudam na Pedro Gomide, e durante esse tempo, o mínimo de melhoria foi realizada com o esforço dos professores, funcionários e dos pais.”. Segundo Ela: “O ensino é muito bom, a educação é boa, mas a estrutura da escola é precária para os alunos.”.

Câmara recebe manifestação e retoma a discussão sobre a Escola Municipal Pedro Gomide 2

O Vereador Helder, retomando a discussão, leu o relatório que foi solicitado pela Secretária de Educação, no dia 11 de abril, por meio do Ofício nº. 221/2016, ao Instituto de Planejamento do Município (IPLAM). No documento consta que foram realizadas visitas no local para analisar as possibilidades de ampliação das salas. Os estudos de implantação já se encontram em estado avançado e uma reunião com a Secretária de Educação, Melide Paoli, será marcada para análise do projeto e verificação do atendimento da solicitação. Se for aprovado, será iniciado o projeto executivo bem como os projetos complementares e as planilhas com quantitativos.

Ao fim da leitura, o Vereador Helder declarou: “A briga é constante pelas melhorias nessa escola. O Poder Público deve olhar com mais carinho para essa escola e para a comunidade.”. Por fim, Flaviana enfatizou o pedido de melhorias para a escola: “Só estamos pedindo pelo direito dos nossos filhos de terem uma educação com dignidade.”, afirmou.

Texto: Lidiany Duarte

Foto: Anna Gabriela Motta