Comissão organiza documentos do arquivo da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 14/04/2016 11h35, última modificação 14/04/2016 11h48

A Câmara Municipal de Viçosa tem buscado sanar um problema enfrentado pelas instituições públicas: o acúmulo de documentos. Por meio da Portaria nº 042/2015, foi criada uma Comissão de Avaliação de Documentos, para analisar e dar o destino final aos documentos armazenados no arquivo da Casa Legislativa. A Comissão iniciou os trabalhos em 2015, e esteve reunida na quinta-feira (14) para discutir o andamento da documentação.

Estiverem presentes na reunião: a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), o Presidente da Comissão e Assessor de Relações Institucionais, Wagner Rosado Pinheiro e os Servidorese Membros da Comissão: Daniela Coutinho, Edimar Mendes, Evandro Celestino Mendes e Paula Murno de Souza Cavalcante. Também foi contratado o colaborador, Wadson Ribas de Almeida, para ficar a disposição da comissão e realizar os levantamentos necessários. Segundo a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV): "É fundamental mantermos os documentos da Casa sempre organizados e o acúmulo de materiais que não são usados, atrapalha e ocupa espaços no nosso arquivo.".

O objetivo principal é avaliar a necessidade de manter guardados os documentos que estão nas salas alugadas pela Câmara Municipal, provenientes em sua maioria de prestação de contas da Prefeitura Municipal de Viçosa. Está sendo feito o levantamento dos documentos, visto que eles nunca haviam sido catalogados, para assim serem analisados e arquivados, repassados (caso a Prefeitura tenha interesse em algum) ou descartados. Por se tratar de cópias, e apoiados pela Lei nº 2518/2015 de arquivos do Município, decidiu-se pela eliminação de toda a documentação que já tiveram as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Texto e foto: Lidiany Duarte

Revisão: Mônica Bernardi