Viçosa realiza o Encontro Regional do Parlamento Jovem 2016

por Assessoria de Comunicação publicado 02/05/2016 18h20, última modificação 02/05/2016 18h23

A Câmara Municipal de Viçosa, por intermédio da Escola do Legislativo, realizou na sexta-feira (29), o Encontro Regional do Polo Zona da Mata II do Parlamento Jovem 2016. O evento contou com a participação dos estudantes, professores e diretores das escolas participantes, e dos coordenadores e monitores do Projeto das cidades de Paula Cândido, Ubá, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

Compondo a Mesa Principal: a Presidente da Casa Legislativa, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV); o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo de Viçosa, Vereador Marcos Nunes Coelho Júnior (PT); a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo e Coordenadora do Projeto, Michelle Dias; o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan; e o aluno da cidade de Paula Cândido, Davi Vieira. Também estiveram presentes no encontro o Vereador Sávio José do Carmo Silva (PT) e o Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB).

O Parlamento Jovem é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. O tema central do Parlamento Jovem 2016 é Mobilidade Urbana. Viçosa pela primeira vez é Cidade Polo.

A Presidente da Casa, Vereadora Marilange, saudou os alunos participantes do Projeto e declarou: “Espero que esse encontro seja produtivo, e que os conhecimentos adquiridos aqui possam gerar bons frutos no decorrer do projeto. Estou orgulhosa de ver o empenho dos organizadores do evento e a disposição dos estudantes.”.

O evento teve início com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e do Hino de Viçosa. Em seguida, o Arquiteto Paulo Tadeu Leite Arantes, falou de forma descontraída e didática sobre os meios de inclusão de deficientes na sociedade. A segunda palestra foi do Engenheiro Civil Adonai Gomes Fineza, segundo ele: “Sem investimento e infraestrutura, não há como melhorar a mobilidade urbana, pois a mesma é responsabilidade dos Órgãos Públicos.”.

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Israel Rosa da Silva, terceiro palestrante, falou sobre a sua história de vida, demonstrando como superou os desafios e conscientizando os jovens, mostrando a importância de cada um deles para a sociedade.

O aluno da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Gabriel Rodrigues Oliveira relatou que o evento o surpreendeu positivamente: “o evento foi muito bom! Aprendi muitas coisas novas e ouvi histórias comoventes de superação. Os palestrantes me mostraram a importância da acessibilidade para as pessoas com deficiência.”. Ele ainda salientou: “São feitas campanhas, mas precisamos de uma mobilização e de um governo que olhe por essas pessoas, precisamos cobrar para que algo seja feito.”, concluiu.

As palestras tiveram conteúdos complementares e, segundo a Coordenadora do Projeto: “os palestrantes contribuíram para o sucesso do Encontro e para que o retorno fosse extremamente positivo. Foi um evento maravilhoso e muito produtivo.”, afirmou Michelle.

LH0A9992.jpg

Texto: Lidiany Duarte