Câmara realiza sessão solene de outorga da Comenda Tenente Kümmel

por Assessoria de Comunicação publicado 30/05/2016 18h05, última modificação 31/05/2016 09h55
30/05/2016

Com base no Decreto Legislativo n° 002/2016, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Viçosa, foi realizada na noite da quarta-feira (25) a Sessão Solene de outorga da Comenda Tenente Kümmel. A solenidade contou com a presença de grande público e de amigos e familiares dos homenageados.

Waldemar Raul Kümmel, nascido no Rio grande do Sul em 1908, chegou a Viçosa no final de 1930. Foi o primeiro instrutor da Escola de Instrução Militar, atual Tiro de Guerra, e atuou também como engenheiro agrônomo e professor universitário. A Comenda Tenente Kümmel foi instituída pela Resolução de n° 008/2013, sob a presidência do Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PRTB), 2° Secretário da Mesa Diretora, e confere homenagem àqueles que contribuem com a defesa, segurança e paz social. Em 2016 foram agraciados com o título de comendador: Tenente Coronel Wallace Brandão Vida, Comandante da 10ª CIA da Polícia Militar de Viçosa; Pastor Lucas Martins, Capitão da Reserva do Exército; Humberto Fonseca Fadlallah, Inspetor da Polícia Civil de Viçosa; e o Desembargador Francisco Batista de Abreu.

A sessão foi presidida pela Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV). Também compuseram a Mesa: o Vice-presidente da Casa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), o Secretário da Mesa Diretora, Vereador Helder Evangelista (PTC) (Cherinho), o 2° Secretário da Mesa, Vereador Luis Eduardo, o Prefeito Municipal Ângelo Chequer, 1º Tenente Reinaldo Luna, representando o Tiro de Guerra, e a filha do Tenente Kümmel, Walsylvia Kümmel Moreira. O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC) também participou do evento.

Câmara realiza sessão solene de outorga da Comenda Tenente Kümmel materia

A Presidente da Câmara, para abrir a Sessão, cumprimentou a todos os presentes e falou do orgulho de poder, anualmente, realizar a Comenda Tenente Kümmel. “Buscamos com todo carinho um nome para receber o que eu considero a maior honraria concedida nesta Casa Legislativa”. Durante a entrega das medalhas, cada um dos Vereadores teve a oportunidade de justificar a escolha dos Comendadores.

O Prefeito Ângelo Chequer, em seu discurso, afirmou que Tenente Kümmel, apesar de não ser nascido em Viçosa, “viveu a cidade, e por isso seu nome está perpetuado na história de Viçosa. Kümmel deixou sua obra em nossa cidade. Fico feliz em ver essa egrégia casa homenageando pessoas que façam jus a essa Comenda”.

De forma bastante emocionada, Walsyvia Kümmel falou da alegria de poder participar da solenidade que carrega o nome de seu pai. “Somos nós, os Kümmel, por ter a honra de ver essa medalha que leva o nome de nosso pai batendo sobre o coração generoso de cada um de vocês”.

Em sua fala de encerramento a Vereadora Marilange falou do desejo de ver a Comenda sendo realizada. “Essa sessão solene é preparada com muito carinho. É uma honraria que nós também, como Vereadores, vamos levar em nossos corações, com o desejo de ver a Comenda Tenente Kümmel, já instituída, permanecendo de uma forma histórica nesta Casa Legislativa.”  Ao final do evento, Vereadores, autoridades, homenageados e a família Kümmel se reuniram para um registro fotográfico.

Texto e fotos: Anna Gabriela Motta