PJ Viçosa realiza oficinas nas escolas

por Assessoria de Comunicação publicado 13/05/2016 14h56, última modificação 13/05/2016 14h56

Dentre as iniciativas propostas pelo Projeto Parlamento Jovem (PJ), desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em Viçosa, está a realização de oficinas com base no tema central, deste ano, que é a “Mobilidade Urbana”. Com um formato diferente, dinâmicas foram realizadas nas quatro escolas participantes da edição 2016, que são: o Colégio Anglo, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, a Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat) e a Escola Estadual Effie Rolfs.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias: “A metodologia usada com os alunos busca abordar o tema com a melhor didática, alternando momentos de discussões, dinâmicas e conteúdos. Os resultados obtidos e o retorno dos alunos têm sido muito positivos.”, declarou. A Presidente da Câmara Municipal, Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) apoia o trabalho do PJ e parabeniza: “O desenvolvimento do Projeto tem sido realizado de forma muito eficiente com vistas a formação cidadã dos nossos estudantes.”.

A Primeira Oficina foi realizada nas escolas ainda na semana do dia 21 de março. Esse foi o segundo contato do Parlamento Jovem com os alunos. As dinâmicas foram realizadas com uma visão geral sobre o tema do PJ 2016, buscando perceber se os alunos já possuem um conhecimento prévio sobre o assunto. Nas atividades foram escolhidas doze palavras que serão usadas ao longo do Projeto e, dentro de uma caixa no formato de um trem, os alunos pegavam as palavras e comentavam o que sabiam sobre ela. No mesmo momento, foi passado um barbante que ligava os alunos, mostrando para eles que todos os assuntos discutidos estão interligados.

Na aula sobre transporte, realizada durante a semana do dia 25 de abril, foi abordada a importância dos transportes motorizados e não motorizados para a mobilidade urbana. A metodologia utilizada foi a leitura de imagens a partir de seis charges. Os alunos se dividiram em duplas e suas percepções foram apresentadas oralmente. As Monitoras complementaram a discussão abordando sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a importância da educação no trânsito e a necessidade de um maior incentivo aos meios de transporte coletivo.

Para facilitar a participação e a interação dos alunos, na semana do dia 02 a 06 de maio, foi realizada a dinâmica do semáforo. A atividade usou os sinais de trânsito para fazer uma analogia com o significado das cores e medir o nível pessoal de cada aluno nas áreas de mobilidade urbana. Assim, eles puderam perceber os problemas, desafios e benefícios do trânsito.

As atividades são organizadas buscando discutir o tema primeiro com uma visão municipalizada, com as escolas dos municípios, e depois regionalizada, contando com a participação dos municípios de Paula Cândido, Ubá e Visconde do Rio Branco, sendo Viçosa pela primeira vez a cidade-polo II. No segundo semestre, será realizada uma discussão contando com as 47 cidades mineiras participantes.

Texto: Lidiany Duarte
Revisão: Mônica Bernardi