Presidente da Câmara participa da comemoração do centenário do Carmo

por Assessoria de Comunicação publicado 09/05/2016 12h09, última modificação 09/05/2016 12h09

A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), esteve presente, na noite da sexta-feira (6), na solenidade de início das comemorações do centenário do Colégio Carmo e do lançamento do selo comemorativo do colégio. Entre as autoridades, também estiveram presentes: o Prefeito Municipal, Ângelo Chequer e a Reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Com o ginásio repleto, a cerimônia foi marcada pelas apresentações. No primeiro momento, houve uma oração especial em comemoração ao centenário, seguido pela execução do Hino Nacional e do Hino de Viçosa. Logo após, foi apresentado um teatro contando a história da fundação da escola. Sob a regência do Maestro Ciro Tabet, o coral fez uma bela exibição e, com a orientação do Professor Diego Vidigal, as crianças finalizaram ao som das flautas.

Segundo a Presidente Marilange: “Foi uma cerimônia muito bonita e emocionante, a altura da importância que a escola tem na história da nossa cidade. Nesses cem anos de serviços, o Carmo contribuiu não só com a educação dos alunos, mas também, se tornou tradição e parte da cultura e da fé em Viçosa.”, declarou.

No ano de 1917, as Irmãs Carmelitas da Divina Providência vieram para Viçosa dedicar-se ao serviço do Reino de Deus, na educação, a convite de autoridades viçosenses. A missão das Irmãs era “formar mentes e corações para a vivência dos valores humano-cristãos, com liberdade e com responsabilidade”. A escola foi inaugurada no dia 3 de maio do mesmo ano, e sua primeira diretora foi a Irmã Maria Verônica de Santa Face. Atualmente, a Irmã Sônia Maria Estevam está à frente da Comunidade Educativa, junto a uma equipe de Irmãs Carmelitas, contando também com um número expressivo de educadores.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta