Audiência Pública discute o trânsito na Castelo Branco

por Assessoria de Comunicação publicado 02/06/2016 14h50, última modificação 02/06/2016 15h08
02/06/2016

A Câmara Municipal de Viçosa realizou, na noite da quarta-feira (01), uma Audiência Pública para discutir assuntos relacionados à segurança, sinalização e o trânsito da Avenida Marechal Castelo Branco. A Audiência foi solicitada por meio do Requerimento n° 017/2016, de autoria da Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Casa Legislativa, tendo como coautores o Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), Vice-Presidente da Câmara, e o Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR).

Estiveram presentes, compondo a Mesa Diretiva: Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange; Vereador Carlitos Alves; Vereador João Josino; Prefeito Municipal, Ângelo Chequer; Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme; Secretário de Obras e Serviço Público, Luciano Baião; Chefe do Departamento de Trânsito, Pedro Henrique Pinheiro Neves; Diretor Financeiro e Professor da Coeducar, Helder Moreira. O Vereador Lidson Lehner Ferreira (PR) também participou da Audiência Pública.

O tema proposto é um assunto recorrente na Câmara, conforme comentado pela Vereadora Marilange. “Os inúmeros problemas da região já foram reivindicados e nada foi executado. Com isso, resolvemos fazer uma Audiência Pública para legitimar as necessidades dessa via tão conflitante”, afirmou. Ela ainda salientou que os alunos do ensino médio do Centro Educacional Coeducar fizeram um abaixo assinado pedindo que a situação da Avenida Castelo Branco fosse revista: “Eles também cobraram dos Vereadores para buscar melhorias urgentes para o local”, declarou Marilange.

O Vereador Meio Kilo falou sobre a importância da discussão do assunto: “Depois dessa Audiência Pública, o que for decidido será um compromisso do Executivo.”, afirmou. O Vereador João Josino fez uma apresentação mostrando os trechos mais críticos da Avenida e região ao entorno, e afirmou que “esses locais são um perigo e precisam de mudanças imediatas”.

O Professor Helder falou da situação como usuário, que passa pela via diariamente. “Passo sempre por ali de bicicleta, nos arriscamos passando pelo local. Precisamos mudar o trânsito e pensar também na questão do pedestre, que tem dificuldade de transitar pela avenida.”.

Segundo o Secretário de Governo, esse assunto já foi tema de várias reuniões no Executivo. “Estamos elaborando projetos e buscado recursos que viabilizem as melhorias necessárias. Temos que usar o recurso público da forma correta, pensando assim, realizando estudos técnicos, analisando o trânsito como um todo e pensando também em longo prazo”.

De acordo com o levantamento apresentado pelo Chefe do departamento de trânsito, no município de Viçosa, atualmente, existe o total de 41.628 mil veículos emplacados. “Fora isso, temos 21 mil estudantes que são a população flutuante da Cidade, e destes, 30% têm veículos próprios”. Ele apresentou o Projeto que já está pronto para a Avenida Castelo Branco, que visa melhorar o tráfico de veículos no local.

Os representantes do Executivo afirmaram que existem dois Projetos já em elaboração para a Avenida Castelo Branco. O primeiro é a via que dá acesso do Novo Silvestre até a Rodoviária, tendo em vista estudos que apontam o crescimento constante da região. Para esse Projeto já existe a verba de 400 mil, e ele deverá ser executado em dois anos e meio. O outro é a construção de viadutos, avenidas duplicadas com canteiro central e trincheiras, para desafogar o trânsito. Segundo Luciano Piovesan, “é preciso pensar grande e ir atrás dos recursos necessários. Estamos trabalhando com o pensamento estratégico. Esses projetos demandam tempo, mas algumas ações serão imediatas”.

Durante a participação popular, o Engenheiro Civil Adonai Gomes Fineza, que é pai de alunos do Coeducar e circula frequentemente no local, elogiou o Projeto apresentado: “Não imaginava ver hoje um Projeto já tão elaborado, quero parabenizar vocês, pois o Projeto que foi mostrado é ousado e caro.”.

Audiência Pública discute o trânsito na Castelo Branco dentro

Como encaminhamentos a Presidente da Casa pediu que fossem respeitadas as Leis relacionadas a faixas de pedestres ao longo da Castelo Branco. Além disso, que fosse enviada uma notificação ao proprietário do lote em frente ao Coeducar devido à ausência de calçada, já que isto é de reponsabilidade do dono da propriedade.

Texto e foto: Lidiany Duarte

Revisão: Anna Gabriela Motta