Convidada faz balanço de atividades realizadas no departamento de Turismo

por Assessoria de Comunicação publicado 08/06/2016 11h05, última modificação 09/06/2016 10h20

Na reunião Ordinária da terça-feira (07), compôs a Mesa Diretora, como convidada por meio do Requerimento nº 016/2016, de autoria do Vereador Alexandre Valente Araújo (Xandinho do Amoras)(PSD) e aprovado pelo Plenário, a Chefe do Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Viçosa, Brenda da Silva Santunioni. Na ocasião, ela prestou contas das ações realizadas pelo Departamento.

De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, Brenda teve 20 minutos para fazer suas considerações, além dos questionamentos dos Vereadores. Foi apresentado um slide com as ações realizadas pelo departamento durante sua gestão. Entre as ações estão: reativação e reorganização do conselho de turismo, visitas técnicas em várias regiões mineiras, incentivo ao agroturismo e a cultura, participação em fóruns de turismo, e eventos em várias partes do País, onde é levado material gráfico e o artesanato de Viçosa, visita a Secretaria de Estado de Turismo, apoio a eventos e criação do Portal Turismo.

Ela salientou que “Tudo é feito com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico, aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo.”. Brenda entregou cópias do último extrato do Fundo Municipal de Turismo referente ao mês de maio, que é alimentado com as verbas do ICMS, que hoje repassa ao Departamento cerca de três mil reais ao mês. Atualmente, na conta tem o valor de R$ 26.933,23 (vinte e seis mil novecentos e trinta e três reais e vinte e três centavos).

Brenda ainda comentou sobre o apoio aos artesãos Viçosenses, com a emissão de carteirinha para a classe, divulgação e apoio a comercialização dos trabalhos e com a realização de uma intervenção no centro da cidade no dia 19 de março, quando é comemorado o dia do artesão. “A ouvidoria recebeu muitos elogios desse evento onde levamos o artesanato durante quatro horas para um espaço público, que dentro das regras e normas, podemos usar, foram arrecadados cerca de três mil reais na ocasião.”.

Brenda afirmou que ainda há muito para ser feito pelo turismo da cidade, segundo ela: “Vocês podem me indagar: quanto de 100% você fez pelo turismo da cidade nesse tempo? Eu fiz só 10% mas deu tanta visibilidade porque era um setor que estava completamente parado.”, declarou.

Com o objetivo de impulsionar mais o setor, Brenda pediu o apoio aos Vereadores para que aprovem um Projeto do Executivo de uma nova Lei para reger o turismo na cidade, pois, de acordo com ela: “A Lei que hoje vigora não nos contempla. Precisamos de ajuda para fazer o setor avançar mais.”.

Os Vereadores agradeceram os esclarecimentos e parabenizaram pelo trabalho desenvolvido pelo departamento de turismo. O Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, ex-Secretário de Cultura do Município, fez algumas ponderações e deu sugestões para a convidada. Ele questionou se existe diálogo com as cidades que compõe o circuito Serra de Minas, no sentido de firmar parcerias e fomentar a região como um todo.

Brenda respondeu que concorda que o circuito é sazonal, mas que já tentou mudar isso: “Falta mão de obra e interesse privado, nós fizemos o treinamento com os guias da terceira idade, mas por alguns problemas não foi possível continuar. Lembrando que o Poder Público pode ir até certo ponto, a partir daí é a iniciativa privada, minha conversa com os empreendedores é “agora é com vocês”, precisamos trabalhar de forma mais ampla até para gerar mais empregos.”.

Brenda finalizou reforçando a importância do turismo: “O Turismo é uma fonte poderosa! Em viçosa não vamos ter indústrias, vamos ter educação, cultura e turismo,  que não polui, que preserva e que gera empregos, temos que investir nisso. A França é do tamanho de Minas Gerais e recebe mais turistas que o Brasil inteiro, temos que revêr isso.”, concluiu.

Texto: Lidiany Duarte

Foto: Anna Gabriela Motta