Presidente da Câmara participa de evento do PROGEA

por Assessoria de Comunicação publicado 24/06/2016 14h55, última modificação 24/06/2016 14h55

A Polícia Militar do Meio Ambiente, por intermédio do Comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Tenente Coronel Paulo Henrique da Silva realizou, na quarta-feira (22), no Cerimonial Parthenon, a formatura da primeira turma do Programa de Educação Ambiental (PROGEA) de Viçosa. Aproximadamente 150 crianças do Colégio Equipe e da Escola Estadual Madre Santa Face receberam o diploma na cerimônia.

A educação ambiental desenvolve meios para que o indivíduo e a coletividade possam construir valores sociais, conhecimento, habilidades e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, visando uma relação saudável entre a natureza e os seres humanos. Os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto são baseado em diversos conceitos ambientais, como:  Tratado de Tbilisi, Agenda 21, Constituição Federal 1988 e a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei federal 9.795/1999). Além disso, visa à sustentabilidade, a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e o plano estratégico da Polícia Militar de Minas Gerais.

O Programa é de nível Estadual e acontece em vários municípios de Minas Gerais, contemplando as instituições de ensino particulares e públicas. O objetivo do Projeto em Viçosa é atingir no primeiro semestre de 2016 cerca de 200 crianças do ensino fundamental e, mais 200 no segundo semestre.

O evento de formatura da primeira turma contou com a presença de grande público e de autoridades municipais, compondo a Mesa Principal estiveram: Presidente da Casa Legislativa, Vereador Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV); o Prefeito Municipal Ângelo Chequer; o Tenente Coronel Paulo Henrique da Silva;

O evento de formatura da primeira turma contou com a presença de grande público e de autoridades municipais. Compondo a Mesa Principal estiveram: o Comandante da 4ª Cia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Tenente Coronel Paulo Henrique da Silva, e demais representantes; o Prefeito Municipal Ângelo Chequer; a Presidente da Câmara, Vereadora Marilange; o Comandante da 10ª Cia da Polícia Militar Independente de Viçosa, Tenente Coronel Wallace Brandão Vidal; a representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida de Jesus Souza; o Chefe da Agência Avançada do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Gilberto de Castro e Silva; a Diretora da Escola Estadual Madre Santa Face, Leila da Conceição Ladeira; a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Equipe de Viçosa, Gilcéia Bellozi de Araújo; e o Tenente reformado da Polícia Militar José Felix Neto.

Durante o evento as escolas participantes fizeram pequenas apresentações culturais. Os desenhos e trabalhos dos alunos, desenvolvidos ao longo do Projeto, também foram expostos. A Banda da Polícia Militar e o músico Cássio Alexandre Fernandino, também conhecido como Thyaga se apresentaram na cerimônia.

Texto: Lidiany Duarte

Revisão e foto: Mônica Bernardi