Saúde pública é discutida em reunião

por Assessoria de Comunicação publicado 08/06/2016 13h15, última modificação 08/06/2016 13h30
08/06/2016

Durante a reunião Ordinária, questões relacionadas à Saúde foram abordadas pelos Vereadores. O Vereador Geraldo Luis Andrade (Geraldão) (PTB) falou sobre as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e fez algumas críticas. Já o Vereador Sérgio Norfino (PSDB), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, fez um Requerimento para a realização de uma Audiência Pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) e de relatórios da Secretaria Municipal de Saúde.

Pelo fato do falecimento de sua mãe na terça-feira (31), o Vereador Geraldão trouxe para a tribuna a questão do serviço do SUS. “Parabenizo a equipe médica, o Hospital e a todos os órgãos e entidades que de alguma forma nos auxiliaram no tratamento da minha mãe. No entanto, não posso deixar de fazer algumas críticas ao SUS, pela perspectiva que atua junto ao paciente. Só precisando dos serviços é que entendemos como é difícil”. Como exemplo, Geraldão citou a questão do cadastramento das pessoas atendidas, que não é unificado e em diversos órgãos é preciso refazer. Para o Vereador, “é necessário avançar nas politicas publicas para auxiliar aqueles que muito contribuíram com a sociedade e que, quando precisam devido a alguma enfermidade, acabam sendo prejudicados”.

Por meio do Requerimento n° 20/2016, aprovado por unanimidade pelos Parlamentares, o Vereador Dr. Sérgio solicitou a realização de uma Audiência Pública para discutir assuntos relacionados ao RAG de 2015 e aos relatórios do segundo e terceiro quadrimestres de 2015 da Secretaria de Saúde. Ainda no documento o Vereador especifica o convite ao Secretário de Saúde, José Aparecido de Souza, e ao Secretário de Governo, Luciano Piovesan. A Audiência será realizada no dia 20 de junho, às 18h, no Plenário da Casa Legislativa.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta