Transporte público é tema de Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 29/06/2016 14h20, última modificação 29/06/2016 16h00

A qualidade do transporte público do Município foi tema abordado na Tribuna Livre, durante a reunião Ordinária da terça-feira (28), pelo cidadão Júlio Cézar Diniz. Na ocasião, ele relatou problemas enfrentados pelos usuários do transporte público e solicitou informações sobre as propostas de melhorias feitas há um ano pelo Município e pela empresa Viação União, responsável pelo transporte coletivo de passageiros em Viçosa. O Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR), respondeu os questionamentos feitos pelo cidadão.

Há um ano Júlio Cézar ocupou a Tribuna Livre para criticar o aumento proposto para a passagem de ônibus. Na época, ele também citou problemas encontrados no dia-dia de quem usa o transporte público, de acordo com ele: “No dia 18 de junho de 2015 perdemos a batalha contra o aumento da passagem. Porém, foram firmados alguns acordos do Município com a Viação União, com o estabelecimento de regras a serem cumpridas em 2015 e 2016. A própria empresa sugeriu algumas melhorias, como rede de internet livre em todas as linhas. Hoje, um ano após, poucas linhas tem internet, e, as que têm, não funcionam.”, declarou.

Segundo Júlio: “Venho aqui, pois escuto várias reclamações de usuários, também sou um, e posso garantir que o serviço piorou.”, afirmou. Ele também questionou a instalação de abrigos nos pontos de ônibus: “Foi dito que seriam instalados vinte abrigos, gostaria de saber quantos foram, pois não foi divulgado. Outra demanda foi à restauração dos abrigos, mas nenhum foi restaurado.”, indagou.

O Vereador João Josino ocupou a Tribuna para responder os questionamentos levantados e apresentar os dados referentes aos abrigos dos pontos de ônibus: “Foram construídos abrigos em diversas localidades como: Santo Antônio, Barrinha, Nova Viçosa, Amoras, Vale do Sol, Laranjal, Violeira, Cidade Nova, Siriquite e Santa Clara. Os abrigos do Romão dos Reis e do Amoras já estão confeccionados e serão colocados em breve, totalizando dezoito abrigos.”.

Júlio também questionou a qualidade dos abrigos: “Quando vem chuva forte, não protege.”. A respeito da qualidade dos pontos, o Vereador João Josino declarou: Eu viajo muito e vejo os abrigos de outras cidades, tenho a certeza que a qualidade dos pontos que estamos colocando é melhor que de Belo Horizonte e Juiz de Fora, por exemplo. Nos nossos, atrás, tem uma chapa que protege das chuvas com vento e uma calha para capitar a água das telhas.”, concluiu João.

Texto: Lidiany Duarte

Foto: Anna Gabriela Motta