Vereador discute Projetos em prol da juventude

por Assessoria de Comunicação publicado 15/06/2016 10h14, última modificação 15/06/2016 10h14
15/06/2016

O Vereador Sávio José (PT), Presidente do Conselho Municipal de Juventude, esteve reunido na Câmara Municipal de Viçosa, na segunda-feira (13), com o Secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Social, Nilmário Miranda. O objetivo do encontro foi tratar de dois Projetos importantes em prol dos direitos dos jovens do Município. Apoiadores da causa também estiverem presentes, expondo a realidade de Viçosa e contribuindo com sugestões para os Projetos.

À princípio foi apresentada ao Secretário Estadual a realidade enfrentada por muitos jovens do Município, que estão desamparados e expostos a situações de risco. A evasão das escolas, o trabalho infantil, a violência e outros problemas da população mais jovem foram relatados e analisados durante a reunião.

A desvinculação da Vara da Criança e do Adolescente da Vara Criminal, na qual está inserida atualmente em Viçosa, e está sobrecarregada foi um dos assuntos em pauta. Essa separação já é prevista por Lei desde 2008, porém, não foi efetivada no Município. Em 2015 foi recolhido um abaixo assinado, com mais de cinco mil assinaturas da população, favorável a essa mudança. Nilmário Miranda, então, orientou que essa transição de competências depende do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que está em fase de mudança de Presidência, que deve ser realizada dentro de quinze dias, após esse período será possível iniciar o processo para que essa situação seja revista, o Secretário se dispôs a ajudar para que essa transferência ocorra.

Outra proposta apresentada foi a criação do Centro de Juventude. A ideia é a fundação de um espaço físico baseado em três eixos principais: educação de jovens e adultos, cursos profissionalizantes e um espaço cultural, com arte, música, teatro e uma biblioteca. Segundo O Vereador Sávio, em quinze dias, acontecerá uma reunião para elaborar esse Projeto junto ao Conselho Municipal de Juventude. O Secretário achou interessante, e se colocou a total disposição para apoiar as ações necessárias para a concretização do Projeto.

Para o Vereador: “A reunião foi proveitosa, e discutiu assuntos importantes, foi um momento de apresentar ao Governo do Estado a realidade de Viçosa, buscando apoio para realizar os Projetos.”.

Texto: Lidiany Duarte

Foto: Anna Gabriela Motta