Vereador leva demandas a Brasília

por Assessoria de Comunicação publicado 06/06/2016 10h30, última modificação 06/06/2016 10h31

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC) esteve em Brasília na quinta-feira (2), para participar de várias reuniões com o objetivo de discutir a possível instalação de uma antena rádio base, referente ao processo n° 2848/2015, da empresa Higline do Brasil Infraestrutura de Telecomunicação S.A., no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha).

Como encaminhamento de uma Audiência Pública realizada ainda no dia 11 de abril, com moradores do distrito, foi reivindicada a mudança do local da instalação da antena, pois à princípio, segundo a empresa, a antena estaria no centro de São José do Triunfo, próximo ao Programa de Saúde da Família (PSF), infringindo a Lei Municipal nº 1634/2004, no artigo 5°, incisos 2,5 e 7, que proíbe, entre outros, a instalação de torres próximas aos locais citados à cima. O Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa, que participou da Audiência, Leonardo Bonato deu razão ao apelo público, preocupado com a saúde e bem estar da população.

Em Brasília, a primeira reunião do Vereador Paulinho Brasília aconteceu na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a presença do Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações Base, Otto Fernando Sabino e do Engenheiro de Relações Institucionais, Luiz Eduardo de Oliveira. O Vereador apresentou a documentação para a Anatel e foi informado de um caso idêntico na cidade de São Paulo, em que a operadora em questão teve que desmontar a torre já instalada.

Segundo os representantes da empresa, a maneira de impedir a instalação da torre no centro do Distrito é por meio da Lei vigente no município. O Coordenador de Gestão da Informação, Luiz de Freitas, repassou ao Vereador o material referente ao caso que aconteceu em São Paulo, para servir de parâmetro para a causa em Viçosa.

A segunda reunião foi na Telefônica, empresa que detém a operadora Vivo, para protocolar toda a documentação dando ciência do que está sendo feito para impedir a instalação. Outra reunião, aconteceu no Ministério das Ciências, Tecnologia e Comunicações, com o Assessor do Ministro Gilberto Kassab, Alan Igor Sírio, que parabenizou Viçosa pela iniciativa em tomar providências antes da instalação. Ele enviou de imediato a documentação apresentada para o gabinete do ministro.

O Vereador Paulinho Brasília declarou: “Fiquei extremamente feliz e satisfeito com as reuniões e certo que tomamos a decisão correta.”.

Também em Brasília, o Vereador Paulinho, como Presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor, aproveitou o momento para apresentar uma demanda de uma família Viçosense, que está processando uma empresa multinacional alemã. O Deputado Celso Russomano pegou o caso e vai ligar para a família para resolver o assunto.

O Vereador agradeceu a todos que estão empenhados em solucionar a questão: “Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas. Ninguém consegue nada sozinho! Quero agradecer, em especial, a comunidade de São José do Triunfo pelo empenho do abaixo assinado mostrando força e união, onde prevaleceu o amor ao Distrito e a solução imediata e eficiente para o problema, cada um deu a sua contribuição.”, declarou.

Texto: Lidiany Duarte

Revisão: Mônica Bernardi