Vereador representa o Legislativo em formatura na APAC

por Assessoria de Comunicação publicado 24/06/2016 17h30, última modificação 27/06/2016 18h15

O Vereador Lidson Lehner Ferreira (PR), representou o Legislativo Municipal, na sexta-feira (24), durante o evento de formatura do Curso de Confeitaria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Viçosa. O curso realizado pela Escola Móvel SESI SENAI, conta com a parceria da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Instituto Minas pela Paz e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Na foto estão os presentes parte da Mesa Principal, da esquerda para a direita: o Defensor Público da Comarca de Viçosa, Horácio Tostes; o Presidente da Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (ADEVI), José Levy de Oliveira; o Representante do SESI SENAI do Polo de Ponte Nova, Adalberto Cavalcanti; e o Vereador Lidson Lehner. Além destes também foram convidados a estar na Mesa: a Presidente da APAC, Sandra Gomes Canuto, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires de Barros, a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Viçosa, Dr. Vanja Honorina Aguiar Ribeiro, a Controladora do Município, Semírames Della Lúcia Gomes, o Representante do Minas pela Paz, Eneas Melo, e o professor que ministrou o curso, Vicente Wilhian

O curso de confeitaria contou com a participação de 28, sendo 24 recuperandos. Esse é o quarto curso móvel que acontece da APAC em parceira com o SESI SENAI FIEMG, já aconteceram os cursos de mercenária, cozinha Brasil e panificação. O objetivo, além da capacitação, é que os recuperandos tenham uma profissionalização que os ajudem na reintegração na sociedade. A intenção da APAC é continuar com a produção dos produtos pelos recuperandos, como já acontece com a panificação, para que possam ser comercializados, gerando renda para o recuperando e outra para os gastos da instituição.

Ao final do evento de formatura, houve a degustação dos produtos feitos pelos alunos durante o curso. Segundo o Vereador Lidson Lehner: “Os produtos feitos são de ótima qualidade. Os cursos profissionalizantes são um bom método para a reinserção dos detentos no convívio social e no mercado de trabalho.”, declarou.

A APAC tem a capacidade de atender até 45 recuperandos, divididos em três categorias: os que estão em regime fechado, os de regime semiaberto e os de regime aberto. A instituição desenvolve uma rotina diária e disciplinar para os atendidos, isso vai desde arrumar a própria cama, preparar as refeições até as qualificações profissionalizantes,  além de oferecer o ensino básico e médio.

Vereador representa o Legislativo em formatura na APAC 2

Texto: Lidiany Duarte