Vereador volta a discutir a instalação da Superintendência Regional de Ensino em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 13/06/2016 11h51, última modificação 13/06/2016 11h51

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B) esteve nas cidades de Ubá e Ponte Nova, na sexta-feira (10), para conversar sobre a instalação da Superintendência Regional de Ensino (SRE) em Viçosa. O Vereador se reuniu com a Superintendente de Ensino de Ponte Nova, Josiane Cheloni de Castro e com o Superintendente de Ensino de Ubá, Edmar Pereira Lopes (fotos).

A reunião é um dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Viçosa, no dia 15 de abril, em parceria com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem como Presidente o Deputado Estadual Paulo Lamac (Rede), que discutiu a instalação da SRE em Viçosa.

A Superintendência Regional de Ensino tem como funções exercer as ações de supervisão técnica, orientação normativa, assegurando a cooperação, articulação e integração entre Estado e municípios, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais. Durante a Audiência Pública foi reivindicada a Superintendência de Ensino, reforçando uma antiga demanda dos profissionais da educação e das autoridades, para Viçosa. Existe a previsão legal para a criação da SRE de Viçosa – a Superintendência foi criada por meio da Lei Delegada de n° 122, de 2007, revogada pela Lei Delegada 180, de 2011, genérica, sem citar a cidade.

O objetivo das reuniões realizadas pelo Vereador Idelmino nas cidades é dialogar sobre a maneira de conduzir a proposta de um Polo em Viçosa, pois, segundo ele: “É importante que seja uma discussão coletiva, com todos comprometidos com o mesmo Projeto.”. Também foi pensado o organograma de cargos e de funcionamento do Polo. A proposta finalizada será apresentada em reunião a ser agendada com a Secretária de Educação de Viçosa, Melide Paoli Lopes, para assim, ser concretizado o que foi acordado na Audiência Pública.

Idelmino reforça que existem vários quesitos favoráveis para a instalação do Polo em Viçosa: “O primeiro é que vai facilitar o atendimento as demandas de Viçosa e região, segundo que já existe a infraestrutura física para a instalação e terceiro que já tem o quadro de trabalhadores, que são os que já trabalham nas Superintendências de Ubá e Ponte Nova. Tudo isso soma para a criação do Polo que praticamente não vai gerar gastos para o Estado.”. O Vereador ainda lembrou que a instalação vai de encontro à proposta do Governo do Estado que é a regionalização das ações prioritárias, que inclusive foi tema de discussão no Fórum Regional do Caparaó.

Texto: Lidiany Duarte

Revisão: Mônica Bernardi