Vereadores aprovam Projeto que concede imóvel a Sovipa

por Assessoria de Comunicação publicado 15/06/2016 14h00, última modificação 15/06/2016 14h00

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (14), foi aprovado o Projeto de Lei n° 023/2016 de autoria do Prefeito Municipal Ângelo Chequer. O Projeto concede à Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) o direito real de uso do imóvel tombado sob o nº 46.530 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Viçosa, pelo prazo de quinze anos, destinado a um canil e gatil no Município. Além disso, na estrutura será realizada a castração dos animais e campanhas de adoção de cães e gatos. A reunião contou com uma forte representatividade dos envolvidos na causa, que contribuiu para que o Projeto fosse aprovado em Extraordinária por unanimidade.

A Sovipa é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades de proteção aos animais em Viçosa e região. A entidade foi reconhecida como de interesse público pela Lei Municipal n° 1.650/2005. Atualmente, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado o Projeto de Lei n° 2.963/2015, com o mesmo objetivo da Lei Municipal mencionada. Os Vereadores parabenizaram o trabalho desenvolvido pela Entidade no município e a iniciativa do Executivo em concretizar essa importante parceria em prol dos animais e da sociedade.

A discussão do Projeto teve início com a uso da tribuna pelo Vereador Alexandre Valente Araújo (Xandinho do Amoras) (PSD) que fez um levantamento geral do Projeto e ainda declarou: “É de conhecimento de todos que as cidades vizinhas tinham o costume de trazer e soltar cães e gatos nas ruas de Viçosa. Quando trabalhei no Departamento de Fiscalização chegamos a ver uma Kombi que fazia esse serviço. Hoje, a Sovipa vem desempenhando um ótimo trabalho, mas que é cobrado deles como se fossem um ente público, o que é uma obrigação dos municípios. O canil e o gatil também são uma questão de saúde pública. O Projeto vai contribuir muito para a nossa cidade.”.

Reforçando a importância da causa dos animais, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) também comentou o assunto, segundo ele: “Tive a satisfação de participar da reunião que culminou nessa matéria. Parabenizo a Sovipa por fazer esse trabalho voluntário e por essa parceria do Executivo com a Entidade, também coloco essa Casa Legislativa como parceira da Sovipa, pois entendo que essa é uma causa de todos nós.”.

O amparo a entidade, que há muitos anos desempenha atividades e luta pela defesa dos animais foi reforçado pelo Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B), que de acordo com ele:  “É um Projeto fundamental, que busca, junto ao Poder Público, contribuir para o trabalho de dezesseis anos de atuação e luta da Sopiva. Não podemos deixar de dar todo apoio a essa entidade que desempenha um trabalho importante no Município.

Casos de perturbação do sossego por conta dos animais de rua já haviam sido comentados na Casa Legislativa, o Vereador Marcos Nunes (PT) retomou o assunto e comentou: “Uma pessoa me ligou desesperada, pois não conseguia dormir por conta do latido e das brigas dos animais de rua. Os animais abandonados são uma questão que abrange a todos.”.

Além de enfatizar a questão da saúde pública, o Vereador Sérgio Norfino (PSDB) declarou: “O Projeto é mais um passo com relação às políticas públicas relacionadas a defesa dos animais. Parabenizo o Prefeito pela iniciativa, tendo em vista que ele se preocupa com a questão há longa data. Em 2011, à época como Vereador, Ângelo Chequer foi autor de um Projeto, votado e aprovado na Câmara, para criação do Conselho de Proteção dos animais, que infelizmente não avançou. Esse é um exemplo de parceria inteligente entre o gestor público e a sociedade civil organizada em prol de uma causa que é de interesse de todos.”.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) salientou que esse Projeto representa um ganho para toda a comunidade, segundo ela: “Quem ganha com a situação não é só o município e a Sovipa, que terá ainda mais responsabilidades, a população e os animais serão os principais beneficiados.”.

Por fim, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) além de parabenizar o trabalho da entidade e a parceria com o Executivo, ressaltou a importância dos Municípios vizinhos tomarem a mesma atitude: “Eles também precisam cuidar dos seus animais, senão vão aproveitar o Projeto em Viçosa e voltar a trazer os animais para a cidade, o que aumentaria muito a demanda da Sovipa.”, destacou Helder.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta