Vereadores aprovam Projetos relacionados à Cultura

por Assessoria de Comunicação publicado 15/06/2016 14h11, última modificação 15/06/2016 14h11

Projetos relacionados à Cultura, em especial a denominação de bens públicos, foram discutidos e aprovados durante a reunião Ordinária da terça-feira (14). Em discussão, estiveram o Projeto de Lei nº 030/2016, de autoria da Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Casa Legislativa e os Projetos de Lei nºs 021 e 022/2016, de autoria do Vereador Lidson Lehner (PR).

A denominação do arquivo histórico do Município passa a ser Professor Arduíno Bolivar, por meio do Projeto de Lei nº 021/2016. De acordo com o Vereador Lidson: “A homenagem é a um dos poetas e humanistas mais influentes de toda a vida intelectual e política de Minas Gerais, entre as décadas de 1920 e 1950. Ele nasceu em Viçosa, na época ainda com o nome de Santa Rita do Turvo, em 21 de setembro de 1873. Também se destacou como Promotor de Justiça, Diretor do Arquivo Público Mineiro, como um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria, atual PUC/MG e como burocrata.”.

Outro projeto do Vereador, aprovado em 1ª votação, foi o de n° 022 que dispõe sobre a denominação da Pinacoteca Municipal, que passa a ser Professora Stella Costa Val Brandão. Lidson destacou que o nome presta homenagem a fundadora da Casa Cultural de Viçosa, e segundo ele: “A saudosa maestra e conceituadíssima Professora Stella, também artista plástica e filha de uma das mais tradicionais famílias viçosenses, foi a idealizadora da primeira pinacoteca pública do interior mineiro, a de Viçosa, o que torna merecida a homenagem.”.

O Projeto de Lei nº 030/2016, também aprovado em 1ª votação, dispõe sobre a denominação da Praça Hervé Cordovil, localizada entre as intercessões da Avenida Sebastião Lopes de Carvalho e a Rua Benedio Valadares, antes conhecida como Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo Marilange: “O Projeto visa homenagear o compositor, pianista e maestro viçosense, emprestando o seu nome à praça onde já existe uma estátua e a estação cultural.”.

Os dois projetos voltam para discussão e votação ainda na próxima semana.

Texto: Lidiany Duarte
Foto: Anna Gabriela Motta