Vereadores falam sobre projeto de empréstimo ao BDMG

por Assessoria de Comunicação publicado 08/06/2016 10h49, última modificação 08/06/2016 10h49
08/06/2016

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (07), o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) falou sobre o Projeto de lei n° 111/2015 que autorizou a Prefeitura Municipal a pedir um empréstimo junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG). A Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Casa Legislativa, também se manifestou sobre o assunto, informando que o recurso ainda não chegou aos cofres do Município.

O projeto, que solicitava empréstimo de pouco mais de R$1,2 milhão ao BDMG, foi aprovado pelos Vereadores na reunião realizada no dia 23 de dezembro de 2015. De acordo com a justificativa, o objetivo era realizar obras na rede pluvial no bairro de Lourdes, na rua Bernardes Filho e adjacências, e em outras localidades de Viçosa.

Em sua fala o Vereador Idelmino pediu ao Executivo que desse esclarecimentos sobre o recurso. “Gostaria de saber se este empréstimo realmente aconteceu, e de que maneira foi ou está sendo utilizado”, reforçou o Vereador.

No entanto, segundo a Vereadora Marilange, que vem acompanhando esse pedido junto a Secretária de Finanças, Eloísa Helena de Souza Duarte, e o Secretário de Governo, Luciano Piovesan, o valor ainda não foi liberado para a Prefeitura. “O projeto foi para o BDMG, foi aprovado pelo Tesouro Nacional e o BDMG retornou com o projeto para alterações, que já foram feitas e agora estão aguardando a assinatura final”, explicou a Vereadora.

Marilange lembrou sobre a Emenda que foi proposta na ocasião, determinando a quitação da dívida até dezembro de 2016. “Na votação eu falei que isso poderia ser um problema, pois o recurso ainda não chegou e o Executivo teria que fazer o pagamento em dezembro”. A Emenda Aditiva de nº 001 ao Projeto 111/2015, de autoria dos Vereadores Idelmino e Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) foi rejeitada pelo Plenário. O Vereador Idelmino voltou a dizer da preocupação em contrair uma dívida para ser quitada em outro mandato, podendo, então, ser mandato de outro Chefe do Executivo.

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta