Vereadores participam de inauguração no Presídio

por Assessoria de Comunicação publicado 27/06/2016 10h00, última modificação 27/06/2016 10h11

Na quinta-feira (23) aconteceu, na Unidade Prisional do Município, a inauguração das instalações da fábrica de artefatos pré-moldados da Prefeitura Municipal de Viçosa. A fábrica, construída com recursos do Município e mão de obra prisional, faz parte do Projeto Construindo a Liberdade, que visa oferecer aos detentos a oportunidade de trabalho, capacitação e ressocialização.

Estiveram presentes na ocasião: a Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV); o Vereador Alexandre Valente Araújo (Xandinho do Amoras) (PSD); o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB); o Vereador Lidson Lehner Ferreira (PR); e o Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PTC).

A participação dos detentos no Projeto foi viabilizada por um convênio assinado entre a Prefeitura de Viçosa e a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. A expectativa é contratar até vinte detentos em período de alta demanda de produção. Todos os detentos-operários receberão uma bolsa trabalho e terão um dia reduzido na pena a cada três dias trabalhados, conforme estabelece o convênio.

Os detentos do regime fechado produzirão blocos, manilhas, bloquetes, meio-fio e outros materiais que serão utilizados exclusivamente em obras públicas. A princípio, eles irão participar de um curso de capacitação oferecido em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), para que, além do conhecimento técnico que pode ser útil no mercado de trabalho, as peças sejam de qualidade e que a produção seja realizada com segurança durante o manuseio dos equipamentos.

A Presidente da Câmara falou sobre a importância do Projeto que, de acordo com ela: “Faço, aqui, referência ao nome do Projeto “Construindo a Liberdade”. Podemos refletir sobre a construção de valores. Esse Projeto traz mais do que a chance de rever a pena, é um momento para que o detento possa repensar os seus objetivos e fazer bons planos para o futuro.”. Marilange concluiu parabenizando o Executivo: “Parabenizo o Prefeito Municipal Ângelo Chequer por mais esta importante ação do Poder Público.”.

Texto: Lidiany Duarte

Revisão: Mônica Bernardi