Estudante fala sobre ocupação da UFV na Câmara
O estudante Pedro de Oliveira Milagres usou a tribuna, durante a reunião Ordinária da terça-feira (25), para falar sobre o movimento estudantil que ocupa, desde o dia 17 de outubro, o Edifício Arthur da Silva Bernardes (Bernardão), principal sede administrativa da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Pedro leu uma carta aberta, direcionada aos cidadãos viçosenses, onde apresenta os motivos que levaram o movimento estudantil a ocupar a Universidade. De acordo com a carta, o grupo vem observando a conjuntura política nacional e, principalmente, as discussões relacionadas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 241, que estabelece uma limitação nos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Em nome do movimento estudantil, Pedro afirmou que a PEC 241 é “um enorme ataque ao povo brasileiro, principalmente à educação e saúde pública”, e que o objetivo da ocupação é cobrar um posicionamento contrário da Reitoria da UFV e do Conselho Universitário (CONSU), órgão superior de administração da instituição, em relação à proposta.
A Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), visitou a ocupação na tarde da terça-feira para conversar com os estudantes. Durante a reunião, ela afirmou que a Casa Legislativa deve trazer essa discussão ao plenário: “os cidadãos viçosenses precisam entender quem está ocupando e quais são as razões para tal”.
O Vereador Sávio José (PT) disse que está acompanhando de perto, desde o início, o movimento organizado pelos estudantes. “Nas oportunidades em que estive no Bernardão, percebi o clima de total respeito. É gratificante ver diversos setores, não só estudantes da UFV, participando e debatendo”, declarou. O Vereador Marcos Nunes (PT) também declarou apoio ao movimento: “o Brasil precisa discutir a PEC, cumprimento o Pedro e a todos que fazem alguma ação no Bernardão e por todo o país”.
Audiência Pública
Visando dar abertura para a discussão da PEC 241, a Vereadora Marilange solicitou por meio do Requerimento nº 031/2016, uma Audiência Pública para o dia 03 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal.
Dentre as representações a serem convidadas, estão a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa, representantes do movimento estudantil que ocupa o Bernardão, Associação de Professores da UFV (ASPUV), Associação dos Servidores Administrativos da UFV (ASAV), Superintendência Regional de Ensino, e Secretaria Municipal de Educação.
Texto: Cleomar Marin
Foto: Camila Santos
Revisão: Mônica Bernardi