Vereador entrega abaixo-assinado à Polícia Civil em Belo Horizonte

por Assessoria de Comunicação publicado 01/11/2016 09h25, última modificação 01/11/2016 10h03
01/11/2016

Na tarde da quinta-feira (27) o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Viçosa, esteve na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, para oficializar a entrega do abaixo-assinado em apoio à instalação da Delegacia Regional da Polícia Civil em Viçosa. Apesar da reunião ter sido remarcada por duas vezes, a comitiva que também contou com os vereadores das cidades de Canaã, Paula Cândido e São Miguel do Anta, foi surpreendida pela ausência do Chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto. Os vereadores Edenilson José Oliveira (PMDB), João Januário Ladeira (João Josino) (PR) e Lidson Lehner (PR) acompanharam o encontro.

A bandeira da Segurança Pública tem sido levantada pelo Vereador Helder durante toda a legislatura atual. Nas últimas semanas, o parlamentar organizou a coleta de cerca de 3 mil assinaturas junto à população para apoiar a regional no município. O documento foi entregue aos delegados Reinaldo Felício, Carolina Bechelany Silva (foto) e Wanessa Martins Vieira. Além das assinaturas, o vereador levou questionamentos em relação às perdas que a Polícia Civil vem sofrendo: “recentemente a delegacia de Viçosa foi assaltada, há pouco tempo tivemos o Posto de Polícia Integrada (PPI) fechado”, afirmou. Helder manifestou ainda estranheza com as mudanças operacionais no município: “em 2007, Viçosa tinha o status de uma delegacia seccional da Polícia Civil, hoje a cidade tem uma delegacia comum”, pontuou.

Segundo a Polícia Civil, “hoje é praticamente inconstitucional a criação de uma Delegacia Regional, por questões orçamentárias do Estado de Minas Gerais”. Em contraponto, o Vereador Helder apresentou aos delegados a edição nº 2478 do Jornal Folha da Mata, do dia 13 de outubro de 2016, que trouxe a manchete “Lideranças anunciam Delegacia Regional de Polícia Civil para Viçosa”. De acordo com a matéria, o Chefe da Polícia Civil garantiu, em reunião no dia 11 de outubro com o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho e com a ex-Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Cristina Fontes, que medidas estão sendo tomadas para atender as demandas viçosenses. Na ocasião, João Octacílio afirmou que até o final de novembro seriam enviados sete novos investigadores para Viçosa e duas novas viaturas, e que a delegacia seria alçada ao status de regional.

Dado o desencontro de informações, o Vereador Helder manifestou sua preocupação com possibilidade da instalação da regional: “quero acreditar que essa questão da instalação da Delegacia Regional da Polícia Civil não é meramente política. Deixo aqui o meu sentimento de indignação com a falta de respeito à população de Viçosa, e da microrregião no que tange às questões relacionadas à Segurança Pública”, declarou.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e fotos: Mônica Bernardi

Edivânia Rosa Evangelista
Edivânia Rosa Evangelista disse:
01/11/2016 17h17
Tudo isso é mesmo preocupante e é preciso cobrar mesmo. Parabéns pelo seu empenho Helder! Te desejo sucesso!
Comentários foram desativados.