Plano de Mobilidade Urbana é discutido na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 09/11/2016 11h39, última modificação 09/11/2016 11h39
09/11/2016

Atendendo ao Requerimento nº 032/2016 do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude e Líder do Prefeito na Casa Legislativa, o Professor Ítalo Itamar Caixeiro Stephan participou como convidado na reunião Ordinária de terça-feira (08) para apresentar o Plano de Mobilidade de Viçosa (PlanMob). 

O PlanMob visa proporcionar melhoria nas condições urbanas de acessibilidade e  mobilidade da população, respeitando a diversidade dos meios de locomoção, priorizando o transporte coletivo, cicloviário e de pedestres. O Plano será integrado ao Plano Diretor do município, de modo a garantir a construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.  

De acordo com o Professor Ítalo, é importante que o PlanMob seja discutido ao mesmo tempo que o Plano Diretor pois os dois tem uma ligação estreita para a construção de uma nova cidade. O professor explicou que o plano é fruto de um levantamento feito pelos Departamentos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa e ressaltou ainda que, é uma “obrigatoriedade de todos os municípios com mais de 20 mil habitantes”. 

Após a explicação do PlanMob, os vereadores debateram o assunto. O Vereador Marcos Nunes (PT), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, questionou sobre a concessão do transporte coletivo na cidade “em março de 2017 acaba o tempo de concessão da Viação União, no âmbito do plano isso deve ser discutido e como também, a viabilização de um transporte mais eficaz”. 

Também se pronunciou sobre o assunto o Vereador Sávio José (PT), que discutiu a necessidade do incentivo do uso de bicicletas. De acordo com o vereador “a cidade tem que estar preparada para esse tipo de transporte, o desafio não é fácil e demanda iniciativa”. 

O vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B), Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia falou sobre a situação das calçadas da cidade e a necessidade de um estudo em que “trabalhe junto ao poder público algum projeto para padronizar o calçamento”. 

O convidado respondeu aos questionamentos. De acordo com Ítalo, é preciso avaliar as condições do transporte coletivo na cidade e como ficará a concessão no próximo ano. Sobre viabilizar o uso de bicicletas, o professor disse que isso é um dos objetivos do plano e que “se usa pouco esse tipo de transporte é porque a cidade não dá condições seguras”. Por fim, reforçou a necessidade de um planejamento das calçadas e que o “município seja responsável pelo projeto e execução”.

A presidente da Casa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) finalizou o debate agradecendo a presença do Professor Ítalo e parabenizando o seu trabalho. A presidente reforçou que esse debate é “importante para sensibilizar a população quanto aos nossos transportes e utilização dos transportes coletivo e cicloviário”. 

Tribuna Livre 

mobilidade

Um dos pontos do PlanMob também foi discutido durante a Tribuna Livre da reunião Ordinária de terça-feira (08). A cidadã Rosângela Carvalho falou sobre as condições dos estacionamentos para carros e motos no centro da cidade. 

De acordo com a moradora, não é especificado se a utilização das vagas deve ser para carros ou motos e que isso acarreta na falta de lugares para estacionar. Ela ainda salientou que não há uma fiscalização efetiva dos órgãos responsáveis e que “está insuportável a quantidade de carros em Viçosa, não tem lugar pra estacionar, nem tem estrutura pra construir estacionamentos”. 

De acordo com o Professor Ítalo, uma solução possível seria “uma parceria com a iniciativa privada para a construção de edifícios garagem”. E também foi explicado que, ao ter mais vaga para estacionamento se incentiva o uso do carro e que para o PlanMob a prioridade é o  uso de bicicletas e do transporte coletivo. 

Para atender a demanda da moradora, a Presidente da Casa, Marilange, solicitou que a Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor se reúna com o Departamento de Trânsito (DETRA) e traga respostas à Rosângela. 

 

Texto e fotos: Camila Santos 

Revisão: Mônica Bernardi

Celso Franco
Celso Franco disse:
17/11/2016 09h01
A praça poderia en seu redor na parte interna ser estacionamento de motos, da Caixa federal até a Rua dos Passos tem que ser diminuída para o fluxo de veiculos da R. Passos siga tranquilo.
Comentários foram desativados.