Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2016 encerra suas atividades

por Assessoria de Comunicação publicado 30/11/2016 11h40, última modificação 30/11/2016 11h45
30/11/2016

Escolas, estudantes, pais, monitores, parceiros e toda a equipe do Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2016 participaram da reunião Ordinária, da terça-feira (29), atendendo ao Requerimento nº 034 da Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), para a entrega dos certificados desta edição e encerramento de suas atividades.

O Projeto Parlamento Jovem é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, com a PUC Minas. Em Viçosa, o projeto acontece por intermédio da Escola Legislativo da Câmara Municipal, e tem por objetivo possibilitar aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.  Este ano, o colégio Anglo, a Escola Estadual Effie-Rolfs, a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) e a Escola Nossa Senhora do Carmo discutiram o tema central, sugerido pela ALMG, que foi a  “Mobilidade Urbana”.

Um ano de intenso trabalho, em que os alunos envolvidos discutiram o tema e participaram das etapas: municipal, regional e estadual, que resultou em um documento que reúne propostas e foi entregue para apreciação da Comissão de Participação Popular da ALMG. Durante a sessão ordinária, um vídeo com os melhores momentos do projeto esse ano foi exibido, mostrando todas as etapas e a importante interação entre a Casa Legislativa e os estudantes.

A Presidente, Vereadora Marilange, ressaltou que os parceiros e as escolas contribuíram de forma essencial para a execução do projeto e que “nesses últimos dois anos conseguimos institucionalizar a Escola do Legislativo. Deixo o meu recado ao próximo presidente, que zele e cuide dos nossos jovens”.

Também comentou o assunto o Vereador Marcos Nunes (PT), Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, que parabenizou a todos os envolvido e salientou “enche-me de orgulho e de esperança vê-los, o desafio de construir uma política de verdade é pertinente e acredito que é possível fazer política de uma maneira diferente”.

Para participar da tribuna de honra foram convidados a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias e os monitores. E também estiveram presentes os parceiros: o Diretor Administrativo Financeiro da Univiçosa, Mateus Mendonça Vieira; o Gestor do Curso de Engenharia Civil da Univiçosa, Adonai Gomes Fineza; o Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Israel Rosa da Silva; e o Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Paulo Tadeu Leite Arantes. Também compuseram a tribuna os professores responsáveis pelo projeto no Esedrat, Bartomélio da Silva Martins e Carla Vieira Dias Ferraz.

No início de 2017, o PJ retoma as suas atividades e irá discutir o tema Educação Política nas Escolas, tema escolhido em votação na ALMG em agosto deste ano.

Texto e foto: Camila Santos

Revisão: Mônica Bernardi