Vereadores aprovam alterações em datas cívicas e na bandeira do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 21/12/2016 11h30, última modificação 21/12/2016 11h37
21/12/2016

Foram aprovados em reunião Ordinária e Extraordinária, na terça-feira (20), os projetos de Lei nºs 027 e 060/2016, de autoria do Prefeito Municipal, que alteram a bandeira e as datas cívicas do Município de Viçosa, respectivamente.

O Projeto de Lei nº 027, altera o artigo 7º da Lei nº 598/71 que passará a dispor sobre a faixa azul da semi-coroa superposta a legenda “Cultura e Civismo” em letras de cor branca, tendo simetricamente dispostos quatro polígonos estrelados de cinco lados, com a mesma cor das letras.

De acordo com o autor, a iniciativa do projeto de lei visa inserir mais duas estrelas brancas sobre o azul da bandeira de Viçosa, “tal medida se faz necessária em razão do reconhecimento dos distritos do município, que são quatros: Sede, São José do Triunfo, São Silvestre e o de Cachoeiro de Santa Cruz, representados na bandeira pelas estrelas”.

Já o Projeto de Lei nº 060 que institui o calendário de datas cívicas de Viçosa, insere mais um inciso no rol de datas elencadas na Lei nº 2.384/2014, ao adicionar o dia 8 de agosto, nascimento do estadista republicano Doutor Arthur da Silva Bernardes, em 1875 e lançamento do Manifesto a Nação, em Viçosa, na Revolução Constitucionalista em 1932.

O autor justificou o projeto afirmando que ele “permite, através da data cívica, marcar a memória do ex-presidente e o reconhecimento de Arthur, detentor de um pioneirismo histórico, iniciado na Câmara Municipal de Viçosa e consagrado na Presidência da República”.

Os projetos foram aprovados e seguem para sanção do Executivo Municipal.

 

Texto: Camila Santos

Foto: Cleomar Marin

Revisão Mônica Bernardi 

error while rendering plone.comments