Vereadora discute regulamentação de terapias naturais na Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 20/01/2017 08h57, última modificação 20/01/2017 08h57
20/01/2017

A Vereadora Brenda Santunioni (PP) esteve na Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (17) para estudar a possibilidade de regulamentação da Lei nº 1.935/2009, que dispõe sobre a implementação de terapias naturais nas políticas municipais de saúde. A vereadora se reuniu com a Secretária de Saúde, Semíramis Della Lúcia, com a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Wanderléia Rodrigues Santana e com a Coordenadora do Grupo Entre Folhas, Alessandra Aziz.

Segundo a Vereadora Brenda a proposta é que o Grupo Entre Folhas, organização com 27 anos de trabalho na área, ofereça treinamento às equipes dos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) para atendimento à população com o uso correto de plantas medicinais. Para Brenda, “é de urgência que, sem dispensar a medicina convencional, voltemos a usar tratamentos naturais”. De acordo com a Lei nº 1.935, terapias naturais são “métodos, técnicas, princípios e conhecimentos que visam à normalização de pessoas, abrangendo as plantas medicinais, fitoterapia, homeopatia popular, terapia floral, ginástica terapêutica”, entre outras terapias afins.

Brenda deve encaminhar a proposta ao Departamento Jurídico da Prefeitura, para que seja verificada a legalidade do convênio com o Grupo Entre Folhas e o município. A parlamentar destacou ainda a importância de se fazer cumprir a lei: “um dos meus papéis como vereadora é buscar meios de colocar em prática o que prevê a legislação municipal”, completou.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi