Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos tomam posse
Tomaram posse, no domingo (01), os 15 vereadores eleitos para ocupar a Câmara Municipal de Viçosa durante o mandato 2017-2020, bem como o Prefeito e o Vice-Prefeito. Em conformidade com o Regimento Interno da Casa Legislativa, a sessão foi presidida pelo Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), por ter obtido o maior número de votos no pleito eleitoral. A cerimônia, que contou com grande público, aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, no campus da Universidade Federal de Viçosa.
O juramento dos vereadores, que regimentalmente deve ser lido pelo mais idoso entre os diplomados, foi feito pelo Vereador Joaquim Tristão (PTC), e ratificado individualmente pelos demais. O compromisso firmado é de “Cumprir dignamente o mandato, guardar as Constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal e as demais leis, e trabalhar pelo engrandecimento do Município”. Dessa forma, o Presidente declarou os parlamentares oficialmente empossados.
Seguindo os Artigos 11 e 12 do Regimento Interno, foi realizada durante a cerimônia a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara Municipal durante o biênio 2017-2018. A composição da Mesa se dará com o Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB) na presidência, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) na vice-presidência, o Vereador Wallace Calderano (PSC) como 1º Secretário e Antônio Elias (Tuim) (PTB) como 2º Secretário. Empossados os membros da Mesa Diretora, o Presidente eleito declarou a Legislatura oficialmente instalada no município e deu posse ao Prefeito reeleito Ângelo Chequer (PSDB) e seu vice, Arnaldo Andrade (PSDB), que prestaram juramento perante os Vereadores e cidadãos.
Os vereadores empossados agradeceram familiares, amigos e eleitores em seus discursos, e falaram sobre o mandato que se inicia. Em seu pronunciamento, o agora Presidente da Casa Legislativa, Carlitos Alves, disse que pretende fazer uma administração coletiva e que não possui lado ao legislar: “não sou oposição ou situação, sou a favor do que for melhor para a população de Viçosa”, declarou. O Prefeito Ângelo Chequer destacou melhorias em infraestrutura e demais as áreas nos próximos quatro anos: “vamos continuar com o trabalho de construir uma cidade melhor, apesar do momento econômico de todo o país”, afirmou.
Após assinatura do Termo de Posse, o Presidente Carlitos Alves deu por encerrada a sessão.
Texto e foto: Cleomar Marin
Revisão: Mônica Bernardi