Tribuna Livre recebe reivindicações de moradoras

por Assessoria de Comunicação publicado 08/02/2017 15h02, última modificação 08/02/2017 15h02
08/02/2017

A primeira reunião Ordinária desta legislatura, ocorrida na terça-feira (07), contou com a participação de duas cidadãs na Tribuna Livre. Entre os temas abordados estavam as estradas rurais, o transporte público, o aumento na taxa de água, e os animais abandonados nas ruas da cidade.

A moradora da comunidade do Zig-Zag, Maria Aparecida Máximo de Oliveira, usou a Tribuna para agradecer o trabalho dos vereadores e do Executivo na reconstrução de uma ponte que dá acesso a localidade.  Segundo Maria Aparecida, o pedido foi feito recentemente ao Vereador Sérgio Aloísio da Silva (Sérgio Construtor) (PSDC), que esteve no Zig-Zag em janeiro deste ano para verificar a situação. Segundo o vereador, “a ponte está sendo executada graças à união dos Poderes em prol de um bom serviço à população”. Ainda em sua fala, Maria Aparecida chamou a atenção para a situação das estradas da zona rural: “além de muitos buracos, já aconteceram acidentes provocados pela falta de visibilidade devido ao mato. Peço aos vereadores que trabalhem ainda mais para nos garantir um direito fundamental: o de ir e vir”, declarou.

Os Vereadores Brenda Santunioni (PP), Edenilson José de Oliveira (PMDB) e Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-presidente da Casa, se manifestaram no sentido de cobrar melhorias e manutenção das estradas rurais do município. O Vereador Helder, se dirigiu ao Secretário de Agropecuária, Marcos Fialho, presente no plenário: “gostaria que, com o apoio da Câmara e do Executivo, fossem tomadas estas providências quanto à comunidade do Zig-Zag e demais estradas da nossa zona rural que apresentam muitos problemas”, destacou.

A segunda ocupação da Tribuna foi feita por Rosângela Maria Carvalho. Rosângela falou sobre a proposta de aumento da tarifa de ônibus para R$2,50. O valor atual é de R$2,25 e, segundo a cidadã, o contrato entre a empresa que presta o serviço e o município estabelece que exista no Conselho um representante dos usuários: “a (Viação) União faz o que quer nessa cidade. O representante é necessário, assim como uma revisão do contrato, pois o serviço não melhorou para justificar o acréscimo na passagem”, afirmou. O Vereador Sávio José (PT) relembrou que durante todo o seu mandato anterior, recebeu reclamações relacionadas à empresa e levantou questionamentos quanto à qualidade do serviço. “Temos que fazer um debate sincero sobre o que entendemos de transporte público e mobilidade urbana nessa cidade”, declarou.

Rosângela manifestou também sobre o aumento da taxa de água na cidade. “Tivemos um aumento de mais de 26%, muito acima do aumento do salário mínimo ou da inflação”, observou. A moradora encerrou sua fala citando uma questão muito discutida na cidade: o abandono de cães nas ruas. Quanto a isso, a Vereadora Brenda Santunioni (PP), afirmou que vem buscando soluções para minimizar o problema: “é um problema de saúde pública, mas devemos responsabilizar primeiramente quem abandona”, pontuou.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi