Escola do Legislativo é tema de debate na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2017 17h40, última modificação 09/03/2017 15h16
08/03/2017

A Vereadora Brenda Santunioni (PP), Coordenadora Geral da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, ocupou a Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (07) e fez críticas a um “possível fechamento” da Escola do Legislativo. O Presidente da Casa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), comentou o assunto.

Em sua fala a Vereadora destacou a importância da Escola do Legislativo como formação da consciência política dos jovens viçosenses. No entanto, segundo Brenda, o Presidente da Câmara não confirmou a continuidade da Escola por questões financeiras. “Todos nós queremos economizar, mas precisamos manter a autonomia. O Legislativo precisa ser mais atuante, mais prático. Ser Legislativo é ser independente”. Em sua fala Brenda criticou a preocupação excessiva com a devolução dos recursos financeiros ao Executivo: “O Tribunal de Contas diz em uma de suas decisões que a devolução dos repasses para o Executivo, sistematicamente, pode, entre outras coisas, demonstrar submissão ao Poder Executivo”.

Ao ocupar a Tribuna o Presidente Carlitos explicou que uma de suas preocupações se deve ao fato, por exemplo, do Projeto Parlamento Jovem Viçosa, desenvolvido pela Escola em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ter um custo que não é dividido com a Assembleia. “Em conversa com a Vereadora, expliquei que seria necessário conversar antes com os demais Parlamentares. O que temos é uma previsão de orçamento, mas esse dinheiro ainda não chegou. Eu não afirmei que a Escola será fechada, mas se houver corte de recurso, teremos que cortar gastos”.

E completou: "...O que eu defendo aqui é o dinheiro público, e essa previsão é do dinheiro do povo, os impostos que vocês pagam e eu pago. O governo estadual não dá um centavo para a Escola do Legislativo (para o Projeto Parlamento Jovem), e é um programa dele (da Assembleia Legislativa de Minas Gerais), não é nosso, nós temos problemas sérios aqui, e temos que priorizar...". E concluiu: "Eu  já falei que vou discutir com os colegas, falei isso para ela (Vereadora Brenda), nós vamos continuar, mas se não tiver dinheiro, não tem como. Faz parte da educação sim, a Escola do Legislativo é a educação política, mas com a crise, e essa é a realidade que nós vivemos hoje, não adianta tampar o sol com a peneira."

Fonte: Assessoria de Comunicação - CMV