Viçosa realiza Aula Inaugural do Parlamento Jovem

por Assessoria de Comunicação publicado 20/03/2017 14h16, última modificação 20/03/2017 14h16
20/03/2017

E o Plenário da Câmara Municipal de Viçosa recebeu na tarde desta quinta-feira (16) os alunos que irão participar do Projeto Parlamento Jovem (PJ), em 2017. Cerca de 70 alunos, de 5 escolas de ensino médio do município já aderiram ao projeto, e vão discutir a “Educação Política nas Escolas”, tema que será trabalhado ao longo do ano. Os Vereadores Brenda Santunioni (PP), Coordenadora Geral da Escola do Legislativo da Câmara, Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Técnico, e Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), 2º Secretário da Mesa Diretora, recepcionaram os estudantes.

Acompanhados pelos professores, os alunos iniciaram a tarde com uma dinâmica ministrada por psicólogas (voluntárias) que irão acompanhar o desenvolvimento do projeto. Logo depois, a Equipe de monitores da Escola do Legislativo apresentou o Poder Legislativo, a função do vereador, o trabalho das comissões, os departamentos da Câmara, e coordenou uma visita pelas dependências do prédio. Para o Vereador Geraldão, o momento é único: “Ver a Casa lotada com os jovens é algo extremamente importante. É exercer a cidadania de maneira plena. Desejo sucesso à equipe da Escola, aos professores responsáveis, e aos estudantes.”.

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, e da PUC/Minas em parceria com as Câmaras Municipais. Em 2017, 65 Casas Legislativas participam do projeto. Em Viçosa, que pelo segundo ano consecutivo é a cidade sede do Polo Zona da Mata II (a qual pertencem os municípios de Paula Cândido, Ponte Nova, Senhora dos Remédios, Ubá e Visconde do Rio Branco), participam as escolas: Colégio Anglo, Colégio Carmo, E.E. José Lourenço de Freitas, E.E. Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) e E.E. Raul de Leoni.

Texto e foto: Mônica Bernardi