Vereadora discute Segurança na comunidade da Paula

por Assessoria de Comunicação publicado 10/04/2017 16h01, última modificação 10/04/2017 16h01
10/04/2017

Na noite da sexta-feira (07), a pedido da comunidade da Paula, e por iniciativa da Vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, foi realizada uma reunião na localidade para discutir a segurança.

Assunto já recorrente, e que volta a ser debatido, a reunião teve como ponto principal a insegurança vivida pelos moradores da Zona Rural, desta vez, os que residem na Paula. A proposta da Vereadora Brenda em discutir o tema é a busca por soluções a curto prazo que poderão trazer resultados a longo prazo: “Precisamos discutir sempre a questão da segurança. Novas ideias acabam surgindo, e conhecemos de perto a realidade vivida pelos moradores”.

Como representante da Polícia Militar (PM) de Viçosa, participou o Ten Samarino, que falou sobre a Rede de Vizinhos Protegidos, almejada pela comunidade: “Esta já é uma ideia do Ten Cel Wallace Brandão Vidal, Comandante da 10ª Cia da PM, que irá designar um policial responsável pela criação da rede”. E explicou como ela funciona: “A rede tem que funcionar em cada localidade. O objetivo é que haja interação, um vigiando a propriedade do outro, e em comunicação direta com a PM”, resumiu.

Ainda segundo a Polícia Militar, os índices de criminalidade diminuíram na Zona Urbana, mas houve um reflexo na Zona Rural. O fato é que, os moradores estão cada dia mais inseguros, principalmente, no que tange a ocorrência de assaltos. Para o Ten Samarino, “a preocupação com a comunidade é constante”. Ele destacou as demandas também por parte da corporação: “Hoje, enfrentamos problemas com relação ao nosso deslocamento. A Patrulha Rural, que é o veículo apropriado para atender a Zona Rural, está parada. Para a formação desta rede, por exemplo, é necessário policiais capacitados e viatura apropriada”, salientou.

Ao todo, são 93 comunidades rurais, e a demanda por segurança tem aumentado. O Secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Marcos Roberto Fialho, convidado a participar da reunião, lembrou que a segurança pública é dever do Estado, mas o Município apoia não só a Polícia Militar, como as outras corporações: “Apesar de ser uma responsabilidade do Estado, sabemos que precisamos zelar pela segurança. O Executivo Municipal irá custear a manutenção da viatura, e o combustível. Além disso, estamos buscando o apoio para a aquisição de mais uma viatura para a Zona Rural”, afirmou.

Texto e foto: Mônica Bernardi