Cidadão relata problemas na Saúde Pública do município

por Assessoria de Comunicação publicado 17/05/2017 11h14, última modificação 17/05/2017 11h14
17/05/2017

A saúde pública em Viçosa foi destaque na Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (16). O cidadão Wagner Rober ocupou o espaço para levantar queixas e pedir o posicionamento dos vereadores sobre a situação dos hospitais e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) nos bairros. O Presidente da Casa Legislativa, Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), solicitou à Comissão de Saúde e Assistência Social que dedicasse ainda mais atenção à questão. Os demais parlamentares também comentaram o assunto.

Wagner relatou o caso de pacientes que aguardam atendimento por até nove horas no Hospital São Sebastião (HSS). “Uma mãe chegou às 7h e saiu às 16h com seu filho doente, mesmo com a classificação azul [protocolo de atendimento não urgente em até 240 minutos], a saúde em Viçosa, assim como no resto do país, está um caos”, disse. Wagner cobrou a fiscalização da carga horária cumprida pelos médicos nos PSFs, de 8h diárias, e Policlínica para descongestionar os hospitais.

O Vereador Ronildo Antônio Ferreira (Dj Ronny) (PSC) voltou a sugerir a contratação de plantonistas para a Policlínica. Segundo Dj Ronny, a solução é consenso entre profissionais da área e desafogaria o atendimento nos hospitais: “precisamos ao menos discutir essa possibilidade”. Edenilson José de Oliveira (PMDB) e Sávio José (PT) afirmaram que o problema é relacionado à gestão e prioridade.

A Líder do Prefeito na Casa, Vereadora Brenda Santunioni (PP), e o Vice-Presidente, Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) pediram que o cumprimento da carga horária dos médicos contratados para os PSFs seja investigado.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi